Os agentes mais frequentemente responsáveis pelas infecções pós-esplenectomia são bactérias encapsuladas, como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae tipo B e Neisseria meningitides9. Infecção pneumocócica é a mais comum e apresenta taxa de mortalidade de até 60%.
Os indivíduos com anemia falciforme têm episódios repetitivos de vaso oclusão e infarto, que determinam a chamada “auto esplenectomia”, ou asplenia funcional. Esse problema determina um aumento da suscetibilidade às infecções, especialmente por S. pneumoniae e H.
A causa da sepse pós-esplenectomia não é inteiramente conhecida, mas dois fatores estão certamente envolvidos em sua patogenia: celular (fagocitose) e humoral (produção de anticorpos), ambos desempenhados pelo sistema mononuclear fagocitário (SMF).
Complicações. Além dos riscos próprios da cirurgia, a ausência do baço (asplenia) pode aumentar a chance do paciente adquirir infecções, que podem evoluir para uma sepse. Também podem ocorrer aumento no número de leucócitos e plaquetas. Pode haver neutrofilia.
Quais são as causas da esplenectomia? Diversas podem ser a indicação para uma esplenectomia. As mais comuns ocorrem em casos de esplenomegalia (aumento do baço) com hiperesplenismo, uma espécie de hiperfunção não programada do órgão que acaba por levar à anemia e queda no numero de plaquetas.
Causas comuns de esplenomegalia
As causas de esplenomegalia são diversas. Alguns dados de literatura mostram a seguinte frequência de causas: 33% por cirrose, 27% por linfoma, 23% por infecção (AIDS, endocardite), 8% por insuficiência cardíaca, 4% por trombose da veia esplênica, 5% de outras causas./span>
Resposta. Os fatores que podem levar ao aumento do baço são infecções virais, como mononucleose, infecções bacterianas como sífilis ou endocardite, ou infecções parasitárias como malária ou calazar, por exemplo./span>
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
A esplenomegalia pode ocorrer como resultado de pressões elevadas esplênicas venosas e congestão vascular, hiperplasia histiofagocítica, infiltração celular, ou por causa de alterações de eritrócitos fisicamente anormais, tais como as células falciformes em lactentes e crianças, ou por excesso de células revestidas com ...
Esplenomegalia é o nome dado ao aumento do baço, que fica além de seu tamanho normal. O baço é um órgão pertencente ao sistema linfático, responsável por filtrar o sangue e manter os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis.