Origem da acidez do solo Os solos tropicais são normalmente ácidos, seja pela ocorrência de precipitação suficientemente alta para lixiviar quantidades apreciáveis de bases trocáveis do solo, seja pela ausência de minerais primários e secundários responsáveis pela reposição dessas bases.
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...
Existem vários fatores que podem interferir no pH do solo, tais como sua composição (rochas), a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.
A acidez é medida pelo H+ dissociado na solução do solo, expressa em pH. Quanto mais baixo for o pH do solo, maior a quantidade de H+.
A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio. A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez.
O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.
Para aumentar o pH do solo, deve-se realizar a calagem, ou seja, a aplicação de calcário no terreno. Sua absorção não é imediata, portanto o ideal é fazer o procedimento no período pré-safra.
Deve-se dar preferência para o uso do calcário dolomítico (com magnésio) misturado em partes iguais com calcítico, sendo que o mesmo deve ser aplicado ao solo, pelo menos, 3 meses antes do plantio, distribuindo em toda área e incorporado ao solo.
Se medir o pH do solo e determinar que ele está ácido demais, você pode solucionar este problema adicionando uma base para aumentar o valor deste parâmetro. Para ajustar o pH (aumentar),os materiais mais usuais para este processo são compostos feitos de cal ou calcário em pó,disponíveis em qualquer lojqa de jardinagem.
Dependendo do ponto inicial de pH do solo, a quantidade de sulfato a ser adicionada variará bastante. Em termos gerais, você deve utilizar cerca de meio quilo de sulfato de alumínio para diminuir o pH de uma área de 90 cm² em um número da escala (por exemplo, de 7,0 para 6,0, de 6,0 para 5,0, etc.).
Nesse contexto, para incrementar os níveis de matéria orgânica do seu solo você pode inicialmente, adicionar estercos e farinha de ossos, na adubação de fundação.
solo humoso
No solo, a presença da matéria orgânica pode ser dividida em três constituintes: biomassa viva de microorganismos, resíduos frescos e parcialmente decompostos, e húmus (matéria orgânica em estágio de decomposição avançado). A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal.
A matéria orgânica do solo é a principal reguladora da CTC do mesmo. O carbono (C) orgânico participa com 58% na composição da matéria orgânica do solo. Para se obter o teor de MO%, multiplica-se o teor de carbono por 1,724. Dividindo-se o teor de carbono por 20 teremos uma estimativa do teor de nitrogênio (N) no solo.