A poesia é uma das formas de arte mais antigas que se desenvolveram o ser humano e é caracterizada por sua manifestação em verso, e em alguns casos também em prosa, isto é, um conjunto de palavras que respeitam o ritmo e medida, e expressão da linguagem natural, não sujeito a rima ou medidas, respectivamente.
Enquanto isso, poesia contemporânea é aquela que corresponde às expressões deste tipo correspondente aos últimos cem anos.
Pelo fato de que é que a poesia contemporânea difere substancialmente da poesia de tempos antigos, porque é claro que ele está completamente encharcado e influenciado pela avant-garde que ocorreu século passado e foram caracterizados por confrontar as propostas clássicas, que dominaram a cena poesia por muitos anos, sobre a métrica e rima.
Colocá-lo em palavras mais simples, poesia contemporânea maior auto-confiança e teste é proposto, o que obviamente envolve deixando a metodologia clássica e respeitado por tantos anos.
As principais ações estão longe da métrica e rima, elementos tão característicos da poesia desde a sua criação. Será preferiu verso livre e cada um pode ter uso irrestrito de sílabas. Também em termos de questões, poesia contemporânea, avanços e ele deixa o typecasting, em seguida, evocando imagens propostas movimento além da beleza tradicional.
A poesia contemporânea é uma forma de arte que começa a se destacar a partir da segunda metade do século passado, uma vez alcançada a “independência” do assim – período pós-guerra chamada literatura que prevaleceu até agora com o surgimento de uma nova geração de poetas cujos estilos certamente marcaram uma enorme diferença em seus antecessores.
Poesia Contemporânea dá grande atenção à forma, o que naturalmente fez o seu antecessor tinha feito isso para o lado, tanto quanto concepção poética da coisa foi feita. E outra muito característica dessa nova poesia é o acentuado interesse demonstrado no sentido de fenômenos de massa que estavam apenas fazendo os seus primeiros passos como sendo os quadrinhos, cinema, música pop, entre outros.
O primeiro grande passo nessa direção vai dar o escritor e crítico literário Josep Maria Castellet, que em adição a fundar e presidir a Associação de Escritores em catalão teve uma tarefa notável sobre a codificação desse novo tipo de poesia que estava pairando no o mundo. Mesmo essa atividade foi reconhecida com vários prêmios, incluindo: o Prêmio Josep Pla, a Cruz de São Jorge, a Medalha de Ouro da Generalitat da Catalunha, entre outros.
Anthology Novísimos causou um impacto incrível em média quase que instantaneamente, porque isso significava e levantou uma enorme controvérsia em torno de duas questões básicas, os critérios de selecção e como entender a poesia de poetas que tinha sido selecionado. Este famoso grupo de nove foi composto pelos seguintes escritores: Guillermo Carnero, Pere Gimferrer, Antonio Martínez Sarrion, Felix de Azua, José María Alvarez, Vicente Molina Foix, Leopoldo María Panero, Ana María Moix e Manuel Vazquez Montalban.
Devemos enfatizar que para além destas questões de estilo que decide adotar o respeito poesia contemporânea de poesia clássica, a expressão literária, sempre, ontem e hoje, lida com dando um tratamento estético para a palavra com a missão de mover o leitor ávido este tipo de literatura e, claro, para permitir um tratamento especial através de que evocam imagens.