EQST

Ataraxia?

A paz de espírito pela ausência de sanções e medos

No campo da filosofia, em que é usado na maior parte, isso é dito que ataraxia é paz de espírito, ou não que , o espírito de indiferença de alguém como um resultado da ausência de sanções e medos.

Epicurismo, estoicismo e ceticismo, as principais doutrinas filosóficas que se espalham

Devemos dizer que este conceito filosófico singular é o resultado da atividade filosófica de organizações como o epicurismo e movimentos filosóficos como o estoicismo e ceticismo, respectivamente. E, especialmente, organização Epicurismo cuja finalidade era precisamente para alcançar uma vida feliz através do resultado inteligente dos prazeres, é uma das mais tensas no desenvolvimento e expansão do conceito em questão.

De acordo com os epicuristas, assim chamado porque eles são os que seguem fielmente as propostas do famoso filósofo ateniense Epicuro de Samos, fundador do epicurismo, e para os seguidores de outras correntes filosóficas, como os estóicos e céticos, ataraxia é que disposição mental graças ao qual as pessoas não conseguem para alcançar o equilíbrio emocional assim o desejar, por sua vez, representa um bem-estar global geral, isto é, não só que a paz ea imperturbability ultrapassar a mente, mas também a alma, sentimentos e razão . Enquanto você lê soa atraente e certamente quase todos querem alcançar esse bem-estar fornece ataraxia, mas como fazê-lo? …

Como alcançar a ataraxia por cada escola?

Diminuição da intensidade das paixões e desejos para fortalecer a alma, para os epicuristas

De acordo com o que esses filósofos gregos considerado, ataraxia é a diminuição da intensidade das paixões e desejos, enquanto quem ganha terreno será a força da alma sobre a adversidade, uma situação que vai culminar com a felicidade, que de acordo com três correntes filosóficas mencionadas acima, é o fim de mais precioso para conseguir, no entanto, é preciso ressaltar que cada um tem uma abordagem diferente para alcançar isso , isto é, para os três “escolas” ataraxia é o estado que qualquer indivíduo deve se esforçar para alcançar, no entanto, cada um tem a sua própria proposta.

De acordo com os ensinamentos deixados por Epicuro existem dois tipos de desejos, naturais e necessárias, que são na sua maioria relacionados com a sobrevivência, e em segundo lugar desnecessário naturais, que vêm a partir da cultura e da política, ou seja, da vida social desempenha uma pessoa. Segundo segurando firmemente satisfação Epicuro de todos os desejos é o que a pessoa acabará por relatar a felicidade, no entanto, este filósofo presença importante durante o século IV aC Acredita que existem alguns desejos que são, infelizmente em vão e que, pelo contrário, eles vão causar grande dor que supera o prazer inicial e, obviamente, nos afastamos da ataraxia. Em seguida, tendo em conta esta questão é que Epicuro mantido e promovido que a filosofia era a única maneira ea única maneira para alcançar ataraxia.

O caminho proposto pelos estóicos

Como os estóicos propor outro caminho, que é a virtude. Segundo eles, o mesmo é para ajustar a desejos racionalidade da natureza, aprendendo a discernir o que as coisas dependem de nós eo que não e longe do último que é o que em última instância alma inquieta e, portanto, desviar-se da ataraxia.

Proposta skeptical

E do lado dos céticos, o principal princípio orientador é que não é nenhuma verdade absoluta, mas sim tudo depende sobre o homem e os seus sentidos e será a partir de dúvida, duvidar de tudo que virá para o verdadeiro felicidade e estado de ataraxia.

Três maneiras diferentes de acessar o mesmo estado, no entanto, o mais sensato e lógico que todos tentar sentir melhor ou alternativa que considera mais adequado de acordo com sua maneira de ser.

O olhar do budismo

Enquanto isso, o mais famoso filosofia oriental, Budismo, também ter um olhar sobre a ataraxia. Por esta antiga doutrina criada pelo Buda de volta no século VI aC também acredita que os desejos são responsáveis ​​pela dor da alma e, em seguida, a sua proposta é resgatar a dor extinguiu qualquer desejo ou emoção perturbadora. Assim chegamos ao nirvana, que é a libertação total e do estado de bem-estar máximo que os seres humanos podem alcançar em sua vida.