Depuração pode ser explicada em termos práticos e algo limpeza geral que é considerado errado, negativo ou perigosa em um organismo, objeto, etc. Sempre que falamos sobre a depuração, estamos nos referindo não só para limpar, mas como qualquer outro tipo de limpeza é muito mais profundo, concebido e controlado para uma finalidade específica. Assim, o termo pode ser aplicado quando se trata de purificação de água para transformar -lo em água potável (limpeza que requer muito esforço e sem a qual a água pode ser consumida), a depuração de um sistema de computador (no caso em que seria falando sobre os erros do computador ou vírus que podem comprometer o bom funcionamento de um dispositivo), etc.
A depuração é um termo muito comum, como esperado, no campo da medicina e farmácia. Isto é assim porque, como dito acima, a idéia de purificação implica sempre que há uma presença maligna ou perigosa ameaçando o bom funcionamento ou o bem-estar do corpo. Portanto, a depuração no medicamento pode referir-se, por exemplo, limpando o estômago de que uma pessoa tem que receber antes do consumo excessivo de substâncias malignas, na presença de células cancerosas de uma doença viral, para as infecções que eles podem resultar de queimaduras profundas, etc. Ambos os tratamentos médicos, tais como produtos farmacêuticos terá como objectivo para limpar profundamente o corpo e evitar as complicações que estas e outras situações poderiam ser responsáveis por isso.
Existe uma maneira de usar a depuração termo é muito negativa e tem sido associada com muito diferentes fenômenos históricos cruel e escuro. No âmbito social, a depuração refere-se a um conceito ou uma noção racista e xenófobo que algumas sociedades têm demonstrado em momentos específicos em relação cultural, social, étnica ou com quem viveu e, de acordo com o primeiro, representado um perigo para segurança. Assim, a limpeza nazista aos judeus, poloneses e afro-americanos, bem como armênios depuração causada pelos turcos, depuração Aboriginal realizado na América sempre teve uma conotação negativa porque representa a eliminação e extermínio de um grupo étnico ou forma social violenta e cruel.