A Vereda é a fitofisionomia com a palmeira arbórea Mauritia flexuosa emergente, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas. ... As Veredas são circundadas por campos típicos, geralmente úmidos, e os buritis não formam dossel como ocorre no Buritizal.
As veredas são as fontes de água dos municípios de Januária, Bonito de Minas, Urucuia, Riachinho e Arinos, no sertão de Minas Gerais, uma região de clima semiárido. Veredas são áreas alagadas do cerrado, cercadas de vegetação nativa, principalmente o buriti.
As veredas são comumente encontradas nos estados de Minas Gerais, Bahia e na Região Centro-Oeste.
As veredas são caracterizadas pelos terrenos úmidos e estáveis que mantém a umidade nas camadas mais superficiais do solo, garantindo a sua hidratação mesmo em épocas de seca. Elas surgem nos afloramentos dos lençóis freáticos, onde se formam as nascentes.
As veredas produzem águas puras, pois nestas regiões existem os campos de vegetações rasteiras, com um solo muito úmido, onde as raízes das plantas e o solo prestam um serviço como se fossem um filtro ou peneira, retendo os restos de folhas e outros materiais orgânicos.
As veredas, um frágil "oásis" do bioma Cerrado, agonizam devido ao avanço das pastagens de gado, assoreamento, queimadas, desmatamento para a produção agrícola e de carvão e abertura indiscriminada de poços artesianos e de estradas vicinais.
Haverá racionamento de água, em função da diminuição da vazão dos rios, que por sua vez provocará a redução do nível dos reservatórios. O racionamento de energia elétrica também será imposto pelas mesmas causas. O desemprego e os serviços, antes mais. fartos e variados, afundarão numa crise sem precedentes.
Resposta: Ao longo do processo de ocupação da região, as áreas úmidas de veredas vêm sendo utilizadas inadequadamente. As atividades econômicas no entorno dessas veredas provocam a formação de enormes bancos de areia e o desmatamento nas cabeceiras dos afluentes são constatados em vários trechos das áreas de veredas.
As veredas tem um papel fundamental no equilíbrio hidrológico do Cerrado, pois constituem um sistema represador de água na chapada. Isto é de extrema importância para manter os solos úmidos, mesmo em períodos mais ecos.
Os esgotos e excrementos humanos são causas importantes dessa deterioração da qualidade da água em países em desenvolvimento. Tais efluentes contêm misturas tóxicas, como pesticidas, metais pesados, produtos industriais e uma variedade de outras substâncias. As conseqüências dessas emissões podem ser sérias.
A poluição ambiental que contribui para tornar impróprios para utilização e consumo os recursos hídricos, gerando mais desperdício e escassez de água. Agrotóxicos, resíduos industriais, resíduos de lixões e lançamento de esgoto doméstico sem tratamento, que poluem e degradam os rios.
É sabido que os impactos em bacias hidrográficas, por tratar-se de sistemas complexos, podem ocasionar problemas relativos tanto à sua configuração físico- geográfica bem como também nos modos de vida e organização da população atingida.
Podemos compreender que é por intermédio do desmatamento das margens dos rios que há a retirada do que conhecemos como matas ciliares. Estas são essenciais para a presenrvação da natureza, haja vista que são necessárias para a preservação dos rios e das inúmeras formas de vida que vivem nestes.
As causas do desmatamento são diversas e, em sua maior parte, compostas por atividades humanas que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, como: expansão agropecuária (abertura de áreas para agricultura, pastoreio ou áreas rurais à espera de valorização financeira), atividade mineradora (áreas que são ...