As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos. G – Glicocálice (ou Glicocálix): união entre glicoproteínas e glicolipídios; é através do glicocálix que as células se reconhecem e se unem umas às outras, para formar os tecidos.
Cerídeos são ésteres formados pela união de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior. Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples. ... A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água.
As ceras podem ser de origem vegetal ou animal. A função das ceras que recobrem os vegetais, como as folhas, é de diminuir a velocidade de evaporação da água.
Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R).
Os glicerídeos pertencem à classe de lipídios, são materiais formados por glicerol e ésteres de ácidos graxos. ... Essa reação é chamada de saponificação e dá origem a gliceróis e ácidos graxos, a mistura desses dois componentes dá origem aos sabões que usamos para limpeza.
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.