Hematócrito e a hemoglobina O hematócrito é o percentual do sangue que é ocupado pelas hemácias (glóbulos vermelhos). O hematócrito normal fica ao redor de 40 a 45%, indicando que 40 a 45% do sangue são compostos por hemácias. As hemácias são produzidas na medula óssea e têm uma vida de apenas 120 dias.
Quando o hematócrito está baixo, é indicativo de que há diminuição da quantidade de hemácias, ou mais frequentemente, de hemoglobina no sangue, como ocorre na anemia ferropriva por exemplo.
Therezinha Verrastro – Anemia é um termo de significado muito amplo. Para o leigo, restringe-se à baixa de hemoglobina ou da porcentagem de glóbulos vermelhos no volume total de sangue (hematócrito) registrada no hemograma, exame laboratorial que simplesmente indica um estado de anemia.
Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, fígado, frutos do mar, ovos, legumes, cereais fortificados, frutas secas, grãos integrais, vegetais verdes escuros, nozes, castanha e sementes. Alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina): germe de trigo, levedura, fígado, cereais integrais, legumes, batata, banana e aveia.
Há tratamento para anemia infantil? Como a anemia mais comum nas crianças se dá pela falta de ingestão de ferro, o tratamento mais indicado é a inclusão de alimentos ricos nesse mineral na dieta da criança. As carnes são os alimentos com maior quantidade de ferro, com destaque para o fígado de boi.
O dente de leão é considerado um remédio natural útil no caso de anemia. Pode ser tomado como chá ou extrato de ervas, mas também fresco, com particular referência às flores, que podem ser apreciadas em saladas. O endro é usado em tratamentos de anemia, em particular no caso em que ocorre durante um ciclo menstrual.
Consumir café e chá verde logo após uma refeição contendo ferro diminui a absorção do metal. Já alimentos ricos em vitamina C estimulam a absorção de ferro.