A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade. De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
A palavra consciência vem do latim conscientia: conhecimento de algo partilhado com alguém. ... A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.
A consciência-imediata apresenta-se sem intermediário. É a totalidade do que o observador sente, percebe, imagina e pensa num determinado momento.
Experiência consciente imediata ou simplesmente experiência imediata é a experiência consciente subjetiva que um sujeito tem da realidade, no exato momento em que este acesso a realidade é direto, intuitivo, independente das características constitutivas do sujeito e sem auxílio de construtos auxiliares.
A consciência do outro fala acerca dos valores que eu projeto sobre as ações do outro, sobre aquilo que é feito, negligenciado ou não no outro mas que a mim não passa despercebido, muito embora não tenha o poder de interferir diretamente porque o outro têm a consciência de si próprio do que lhe é correto e de que forma ...
consciência: consciência é o conjunto de estado subjetivos de sensibilidade (sentience) ou ciência (awareness), que se iniciam quando uma pessoa acorda, e que se estendem ao longo do dia.
Resposta. Significa que o próprio ser humano escolhe sua personalidade e quem ele vai ser ou seja , o homem escolhe a si mesmo e quem ele vai ser como pessoa se ele vai ser uma boa pessoa ou um canalha , ou até mesmo um palerma.
O que o autor quer dizer ao afirmar que o ser humano "ainda não se conquistou a si mesmo"? ... Ao colocar essas explicações fora da esfera humana, o ser humano revela que ainda não tomou plena consciência de si mesmo como verdadeiro criador ou autor da realidade social e política.
"A existencial precede a essência" é uma afirmação do filosofo Jean-Paul Sartre (sec. XX), a débito da corrente filosófica conhecida como, existencialismo, na qual o ser se define, a partir de sua existência, ou seja "primeiramente o homem existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define".
Do ponto de vista biológico, a espécie Homo sapiens, ou espécie humana, é um eucarionte multicelular, cujo desenvolvimento se processa, a partir de um embrião constituído de células totipotentes, por diferenciação em células especializadas.