A cal hidratada agrícola ou cal extinta é obtida pela hidratação da cal virgem. Seus constituintes já são os hidróxidos de cálcio magnésio. Como se emprega normalmente 20% de água na hidratação, os teores de CaO e MgO caem nessa mesma proporção em relação à cal virgem.
O uso da cal na horta é indicado para quando não há calcário de correção. Os efeitos são semelhantes, mas o calcário é mais eficiente. O objetivo da aplicação é para que o pH do solo seja elevado e assim, portanto, o alumínio tóxico seja neutralizado – substância prejudicial para o crescimento das raízes.
A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio. A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez.
Quando colocamos cal, o hidrogênio se reduz, e o chamado pH passa a ficar mais alto, deixando o solo menos ácido. No que a acidez interfere nas plantas? ... Ou seja, se o solo for ácido demais, você pode encher a terra de Fósforo e Potássio, mas a planta não conseguirá absorver esses nutrientes.
Preferencialmente, deve-se usar a cal hidratada por esta ter granulometria extremamente fina e ser mais barata. Entretanto, recomenda-se evitar o uso de cal que contenha cinza vulcânica em sua composição, por não se conhecer o conteúdo químico e o seu efeito sobre o solo ou a planta.
A adição de cal, que dá a tonalidade branca aos troncos, é usada para combater a proliferação de fungos. O óxido de cálcio é uma substância alcalina e corrói a parte externa da árvore. O problema é que, junto com os fungos, ele mata microorganismos essenciais para a planta, como os liquens.
Com luvas, em um litro de água, misture duas colheres (café) de cal virgem e duas colheres (café) e um produto à base de cobre, que se compra em lojas de jardinagem. O líquido fica azul claro. O cobre é um metal pesado que tem a capacidade de matar esse tipo de fungo. 'Essa aplicação tem que ser feita com um pincel.
Como pintar o tronco de uma árvore com cal hidratado
Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar os troncos. Por puro desconhecimento ainda tem gente que continua "pintando"o tronco das árvores, em alguns municípios, já é proibido por lei. Chamamos pintar ao ato de caiar ou pintar com cal, também usamos o termo caiação.
Faça podas de limpeza e de manutenção. Isso permitirá a entrada de luz do sol e maior circulação de ar nos ramos; Em troncos com crescimento excessivo de liquens, faça uma limpeza da superfície com auxílio de uma escova áspera. Posteriormente, para selar as áreas arranhadas, pincele pasta bordalesa ou sulfocálcica.
Cubra o pedaço de madeira com o spray do primer mais apropriado às condições de sua peça. Utilize o primer acrílico em madeiras brutas e os de goma laca para madeiras com corantes. Para um resultado com aparência profissional, aplique uma camada fina mantendo o bico do spray a 20 cm de distância da madeira.
Pintar com cal
O recomendado é tirar o excesso na bandeja de tinta e pintar a parede em movimentos verticais. Desloque o rolo de pintura sempre de baixo para cima. Isso evita que a tinta escorra e passe para o piso. Em primeiro lugar, aplique uma demão de tinta sobre os locais onde foram aplicados o gesso e a massa corrida.
Use uma pistola de pintura....Nesse caso, siga estas instruções: