Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.
O método de custeio variável (também conhecido por método de custeio direto) é um dos métodos de custeio mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente a indústria e o comércio.
Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:
Esse sistema é característico de empresas que produzem sob encomendas, sejam essas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil,tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.
Sistema de custo por processo Pode-se citar como exemplos, as empresas do ramo de eletrodomésticos, produtos químicos, hospitais, etc. Esse processo difere muito do anterior no que tange a acumulação de custos.
Primeiramente, o custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, ...
O sistema de custos por ordem de produção é um sistema no qual cada elemento é acumulado separadamente, segundo ordens específicas de produção, emitidas pela fábrica. ... Identifica a produção de lotes diferentes de produtos durante o processo de fabricação.
A Ordem de Produção (OP) é um comando para a produção produzir um determinado item. Normalmente é feita através de um documento que reúne as especificações do item e seu processo de fabricação.
Resumindo, o processo de produção compõe-se de três elementos associados: trabalho, matéria-prima, e instrumentos de produção.
A Ordem de Produção é o documento que dá início ao processo de fabricação de um produto. ... A OP costuma ser utilizada para controlar a produção industrial, bem como o estoque e os produtos acabados.