Para a impenetrabilidade predomina a definição “a impenetrabilidade é a propriedade que têm dois ou mais corpos ou elementos naturais de não poderem ao mesmo tempo ocupar o mesmo lugar no espaço” (NOBRE, 1904).
Na metafísica, impenetrabilidade é a qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. O filósofo John Toland defendeu que a impenetrabilidade e a extensão são suficientes para definir matéria, afirmação que foi fortemente contestada por Gottfried Wilhelm Leibniz.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Densidade na tabela periódica A densidade é uma característica dos elementos químicos. A variação da densidade absoluta, no estado sólido, é uma propriedade periódica que aumenta de cima para baixo (vertical) e das extremidades para o centro (horizontal) na Tabela Periódica.
A Densidade do Átomo é dada em gramas por centímetro cúbico. É o resultado do número de sua massa em gramas dividida pelo seu volume. O número atômico de um átomo corresponde ao número de prótons do seu núcleo, que é o mesmo de elétrons dos seus orbitais.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
ósmio
Césio