O ser humano entende a realidade através de seu contato direto com o ambiente circundante. Há realidades que são ininteligíveis por ser incompreensível para a compreensão humana, por exemplo, contradições e mistérios. No entanto, no contexto da lógica da compreensão humana há muitos fatos e objetos totalmente inteligíveis, ou seja, eles podem ser compreendidos em sua própria essência.
Deve ser salientado que o inteligível é o próprio objeto do conhecimento, que apreende a própria realidade. Conhecimento consegue tornar inteligível as informações recebidas através dos sentidos. Compreensível atende aos padrões do racional, ou seja, é uma informação que é consistente em si.
O conhecimento tem uma ação intelectual que lida com a ação conhecida. Esta ação imanente, isto é, que se desenvolve além do tempo, é o processo através do qual razão torna a informação compreensível.
No contexto da filosofia platônica, a realidade inteligível é aquele que se conecta à essência das coisas. Sempre que necessário, com o universo transcendental de ideias marcadas por uma perfeição única e eterna. Este mundo transcendental se opõe à mudança, essência corruptível e imperfeita do mundo físico e sensorial.
É neste contexto que a verdadeira felicidade do homem desde Platão acreditava que o corpo era a verdadeira prisão da alma está localizado. E a alma é libertada na morte quando em contacto com a felicidade da perfeição do universo eidetic.
Tomás de Aquino também reflete sobre o que é o conhecimento inteligível como uma fonte de informação para que a pessoa assimila o conhecimento universal. Ou seja, a ideia de que uma mesa pessoa tem em mente é uma projetos universais que cobrem todas as tabelas contidas na realidade.
Este processo de alcançar universal é possível através do poder de abstração. Entendimento torna-se informações confidenciais inteligível porque enquanto o objeto tem condições físicas, pelo contrário, a idéia é imaterial e refere-se na sua intenção de seu modelo real.
Nós também podemos dizer que uma mensagem ou uma voz é inteligível, nesse caso, queremos dizer que pode ser entendido.
Por exemplo, se duas pessoas realizaram uma conversa por telefone com interrupções tecnológicas constantes na linha, então a conversa é ininteligível. As mensagens abreviaturas constantes WhatsApp também pode ser um enigma para alguém não é usado para esta forma de comunicação.