Uma disfunção ou doença é o funcionamento anormal de um pré-determinadas uma ou mais operações que se aplicam sistema ou organismo. Este termo é utilizado em vários campos de estudo ligando-o a esta noção, mas em todos os casos que envolve um grau de anormalidade no cumprimento de uma expectativa, em ocasiões técnicos ou científicos, e ocasiões sociais ou psicológicos.
Para a ciência, por exemplo, uma disfunção é uma forma mais ou menos previsíveis em uma dada alteração sistema. Existem muitos tipos de disfunções, alguns associados com disciplinas tecnológicas, outra científico e de saúde especificamente. Aqueles normalmente conhecidos como “disfunção sexual” são as doenças, distúrbios ou dificuldades envolvidas durante qualquer fase de relação sexual (desejo, excitação, orgasmo), levando a actividade sexual normal alterada. Um dos mais conhecidos de tais disfunções é eréctil, que afecta o bom funcionamento do pênis masculino e pode ser ligado a várias causas, incluindo psicológica.
Neste sentido, os conceitos de “disfunção” e “fracasso” de um órgão ou sistema começaram a ser aprovado, especialmente a partir da maior propagação do Inglês como o idioma das ciências da saúde, em que a palavra “fracasso”, admite 2 significados. Portanto, hoje falamos de disfunção ou insuficiência renal quase como sinônimos. Um caso particular é a chamada síndrome de disfunção de múltiplos órgãos (em linguagem médica, também chamado de falência de múltiplos órgãos), em que, como resultado de uma agressão grave (infecção generalizada, politraumatismo), disfunção de quase todo ocorre órgãos e sistemas com um risco muito elevado de mortalidade a curto prazo ou sequelas a longo prazo.
Além disso, nas ciências sociais e, mais precisamente, a psicologia, a disfunção é uma anormalidade. Para esta ciência o critério sobre o que é varia anormais e depende, por exemplo, questões morais, a capacidade do assunto em questão gerar um distúrbio ou perturbação no sistema estabelecido de desvio das normas sociais, a raridade com que ocorra tal disfunção. Análises desses diferentes variáveis pode levar a profissional nesta área para determinar, por exemplo, se o paciente tem algum tipo de doença mental. Às vezes falamos de “grupos disfuncionais”, o caso típico envolve uma família como um todo, que adota considerados comportamentos anormais que influenciam uns aos outros para criar um ambiente de desequilíbrio.
Para a sociologia, por outro lado, a disfunção pode ser dada por todos os fatores múltiplos em uma sociedade pode contribuir para a ruptura da ordem institucional. A disfunção social é o surgimento de atores que ameaçam o sistema ou elementos que o sistema não tem adequadamente cobertos e, conseqüentemente, afetam o funcionamento correto. Por extensão, alguns especialistas citados como elementos dos grupos violentos minoritários disfunção social, fundamentalistas ou crime em geral.
Finalmente, a idéia de disfunção tem sido gradualmente incorporados mundo da informática, quase por analogia às ciências da saúde. Uma equipe disfuncional é aquela que se tornou obsoleto, apesar de ser parte de uma rede, ou que tenha sido sujeito a ataques de software malicioso.