EQST

Contraprodutivo?

Contraprodutivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • Diferentes cenários
  • Conclusão
  • Algo é considerado contraproducente quando você tem um indesejável ou ao contrário do que efeito é o de ser alcançado. Desta forma, pode-se dizer que valorizamos algo como contraproducente quando uma medida for tomada ao fim, mas essa medida apenas ferir o alvo inicial. Vamos olhar para esta definição um tanto teórica com dois exemplos: 1) alguém quer o seu filho não vai com amigos e discutido com ele bem na frente de seus amigos (que seria acção claramente contraproducente), 2) uma empresa decide impor normas muito rigorosas para e os trabalhadores melhor controlo (proibições e rigidez geralmente também causar uma reacção oposta à desejada).

    Diferentes cenários

    Se falamos de doenças que todos nós sabemos que as drogas podem aliviar ou curar uma doença. No entanto, qualquer medicamento tem as suas contra-indicações, ou seja, elas são benéficas numa direcção e ao mesmo tempo ter efeitos colaterais, o que significa que eles têm um efeito contraproducente é necessário fazer uma avaliação correcta.

    No contexto das situações económicas de crescimento intenso que às vezes leva a bolhas financeiras conhecidas, um igualmente contraproducente dado.

    O exercício é recomendado para a saúde. No entanto, a actividade física excessiva produz lesões, tensão muscular, e outros inconvenientes.

    Conclusão

    As situações acima mencionadas mostrar que o que é contraproducente expressa o outro lado da moeda, por algo que, em princípio, é positivo e desejável acaba sendo prejudicial. Consequentemente, como regra geral, observa-se que algo acaba sendo contraproducente nos seguintes casos:

    1) quando a solução para um problema incorpora um certo número de inconvenientes,

    2) quando a dose é excessiva e excede alguma razão e

    3) quando as consequências de certas decisões não são calculados.

    Finalmente, lembre-se que é algo contraproducente que seja prejudicial ou desfavorável por algum motivo. Às vezes é possível saber com antecedência (por exemplo, sabe-se que o consumo de tabaco é prejudicial), mas nem sempre os efeitos opostos são conhecidos, como é o caso de muitas decisões que inicialmente parecem positivas e, eventualmente, manifestar-se como negativo.