O elevador possui dutos onde internamente se desloca a correia com as canecas, de um dos lados o produto é elevado e quando alcança a polia do cabeçote superior é arremessado para fora das canecas, através de uma força centrífuga, em direção ao bocal de descarga.
Por padrão, segundo critérios da NBR 5665/1983, um elevador deve ser capaz de transportar de 6 a 15% da população total de um edifício em 5 minutos, portanto, o que determina o tamanho e a velocidade dele é o cálculo de tráfego.
Claro que conhecendo a v/1000 pode-se saber a rotação do motor numa dada marcha a uma dada velocidade. Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.
Determine o torque na polia movida. Sendo r2 = 100 mm = 0,1 m, segue que o torque na polia movida é M2 = Ft · r2 = 0,44 · 0,1 = 0,044 Nm.
Como medir o diâmetro de uma roldana
Nas situações com 2 roldanas o peso se distribui, facilitando para erguer o peso. Sendo assim, já descartamos a letra A. Nas letra B e C, ambas estão com duas roldanas, porém, na letra B as roldanas estão lado a lado, enquanto que na letra C, uma roldana está em baixo e a outra em cima.
O tipo de roldana que altera apenas a direção e o sentido da força é: Alternativa C) Fixa. A roldana é uma máquina simples projetada para transmitir força e operar como um mecanismo de tração, reduzindo a quantidade de força necessária para mover ou suspender um peso no ar.