As principais doenças que podem ser causadas pelos caramujos são:
Doenças transmitidas pelas lesmas A principal doença transmitida pelas lesmas vem dos ratos e elas fazem o papel de disseminar este vírus. A angiostrongilose pode ter formas físicas e neurológicas. Podendo causar dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca.
Porque as lesmas aparecem somente a noite? Por terem um corpo sensível a luz e também ao calor, já que precisam de muita umidade para viver, as lesmas saem somente durante a noite para poderem se alimentar. Nesse momento elas procuram por alimentos pelo jardim e quintal ou onde estiverem escondidas.
As lesmas costumam deixar pelo caminho que percorrem uma espécie de meleca chamada corretamente de muco. A principal função desse líquido é facilitar a movimentação do bicho sem que se machuque, já que sempre está sobre alguma superfície, seja solo, parede ou chão, por exemplo.
Lave bem as mãos em água morna com sabão e, em seguida, utilize uma escova de unha para remover a sobra do muco de lesma.
Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.
Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) como predador natural do caracol-africano (Achatina fulica).
Para destruí-los, coloque os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou por no lixo.
O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.
Suas funções no aquário são inúmeras: ajudam a manter as algas verdes sob controle, bem como comendo folhas mortas, peixes mortos e restos de ração; são indicadores de qualidade da água, de forma indireta: eles reproduzem mais intensamente quando o aquário possui matéria orgânica em excesso e vice-versa; servem de ...
As ampulárias também são excelentes para o controle de algas no aquário. Algas estas que por natureza, até certo ponto são normais de serem encontradas em qualquer ambiente aquático, afinal se na natureza elas existem por que não em um aquário.
Peixes que se alimentam de caramujos O Bótia Palhaço, por exemplo, vai adorar saborear os caramujos do seu aquário. O Baiacu-anão também é uma outra opção para caçar os caramujos, no entanto, ele é um animal agressivo e pode acabar brigando com os outros peixes do aquário.