A puberdade, período na adolescência no qual ocorre a transição da infância para a fase adulta, é marcada por diversas transformações físicas e psicossociais.
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteroides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema ...
Podemos afirmar que o fator que promove as transformações físicas e comportamentais na puberdade são os hormônios, que diferem quando se trata dos organismos feminino e dos organismos masculinos. O nome do hormônio que atua nos organismos femininos é o estrógeno.
Ao alcançar a puberdade, o nosso corpo muda. Antes da chegada do primeiro período, é normal sofrermos um crescimento rápido (especialmente de estatura), juntamente com um desenvolvimento dos seios, o crescimento de pelo na púbis, o alargamento das ancas e um aumento das secreções vaginais claras (fluxo vaginal).
A ciência ainda não descobriu o que desencadeia a puberdade. Sabe-se apenas que, um belo dia, o hipotálamo ordena à hipófise o aumento da produção de gonadotropinas. Esses hormônios, liberados principalmente durante o sono, atuam nas gônadas, que desencadeiam, por sua vez, a produção de hormônios sexuais.
O início da puberdade Por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado gonadotrofina (GnRH), que vai até a glândula hipófise. Ali, dispara-se a produção de dois outros hormônios: o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH). Eles estimulam os ovários a fabricar estrogênio e progesterona.
Educação. A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais. Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.
Os seios começam a crescer, o quadril se alarga e o corpo se enche de pelos (especialmente, na região genital e axilas). Essas transformações físicas são seguidas pela menarca, a primeira menstruação .
A alteração física é um conceito que nos permite designar a transformação da matéria caracterizada por não apresentar uma variação sobre sua natureza, ou seja, este tipo de alteração não produz mudança sobre a composição das substâncias em questão e por onde são geradas novas substâncias enquanto a duração do processo.
Uma transformação física é diferente de uma transformação química porque: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.