Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são: I - obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres. de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando.
O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade ...
Os cinco princípios fundamentais de ética profissional, constantes na NBC TA 200 são: integridade; objetividade; competência e zelo profissional; confidencialidade e comportamento (conduta) profissional.
Este cenário pode colocar em risco outro importante elemento na abordagem do auditor; o ceticismo profissional, que pode ser entendido como ter “Ceticismo profissional é a postura que inclui uma mente questionadora, estando alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude, e uma ...
A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar nesse processo:
Como funciona esse processo? Como mencionamos, a auditoria interna será, basicamente, um processo de verificação de algum ponto ou de toda a empresa. ... Assim, os auditores passarão em cada um dos setores que serão auditados e verificarão se todos os pontos do checklist estão sendo executados da forma esperada.
A auditoria interna é uma forma de avaliar a eficiência de algum processo específico em sua empresa, a fim de aperfeiçoá-lo! Além de verificar a necessidade de mudanças em sua organização,como a necessidade de novas normas internas. Ou apenas para garantir a melhoria contínua.
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
Uma auditoria é capaz de revisar todos os documentos da sua organização de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e do INSS. Além disso, ela ajudará sua companhia a revisar e criar novos controles internos preventivos e a se prevenir de passivos perante impostos como o INSS, o FGTS e o IRRF.