EQST

Como Resolver PREC-Facultconc?

Como resolver PREC-Facultconc?

Para resolver essa situação junto ao INSS, você precisa verificar o motivo pelo qual foi realizada a anotação para só então regularizar o período.

O que significa PREC-Facultconc no INSS?

PREC-FACULTCONC – RECOLHIMENTO OU PERÍODO ATIVIDADE DE CONTRIBUINTE FACULTATIVO CONCOMITANTE COM OUTRO TFV. Ver a sigla PREC-FACULTCONC assinala, muitas vezes, que se pagou INSS em período que não deveria haver.

O que significa PREC menor mim?

Uma das pendências comuns é PREC-MENOR-MIN – Recolhimento realizado é inferior ao valor mínimo. Esta sigla geralmente ocorre devido a um equívoco do contribuinte quanto ao valor e o código de contribuição do INSS.

Como analisar o CNIS?

4 Dicas de Ouro Para Analisar o Seu CNIS

  1. O que é o CNIS?
  2. 1ª dica: Confira todos os vínculos de trabalho ou afastamentos.
  3. 2ª dica: confira todos os salários de contribuição.
  4. 3ª dica: peça para que o INSS reconheça vínculos de reclamações trabalhistas.
  5. 4ª dica: confira se você possui mais de um CNIS.
  6. Conclusão.

O que fazer quando no CNIS aparece uma sigla PEXT?

Um dos problemas mais comuns são os registros feitos fora de época, que são chamados de “extemporâneos”. Nesses casos, a sigla que aparece é “PEXT”. Para resolver a questão, o segurado deverá levar documentos que comprovem o erro no CNIS, como o contrato de trabalho e o exame admissional.

O que significa indicadores no extrato do CNIS?

Esses indicadores do CNIS têm um propósito bem específico: informar peculiaridades dos períodos de contribuição que normalmente precisam de alguma ação ou pelo menos da atenção do advogado previdenciário.

O que é o indicador Prem ext?

PREM-EXT – Indica que a remuneração da competência do Contribuinte Individual prestador de serviço é extemporânea. IGFIP-INF – Indicador de GFIP meramente informativa, devendo o vínculo ser comprovado. PVR-CNISVR”, que indica que o vínculo de trabalho ou o salário recebido estão pendentes no sistema do INSS.

O que significa ISE CVU no CNIS?

84, o autor recolheu as contribuições tendo sido anotado PSE-POS, ISE-CVU (período segurado especial positivo, indicador de período segurado especial concomitante vínculo urbano). Da consulta ao sistema CNIS, apresentada pelo INSS juntamente com a contestação (fls.

O que significa a sigla Prpps no CNIS?

R P P S - Regime Próprio de Previdência Social. É regido por um determinado Instituto de Previdência, próprio para funcionários públicos estatutários. CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais, onde um contribuinte do INSS pode pedir a uma Agência do INSS um extrato das suas contribuições feitas a ele INSS.

O que significa a sigla Prpps?

PRPPS – Regime Previdenciário RPPS presente em Vínculo Tipo Empregado* . Indica ter sido informada, pelo empregador, a existência de período de Regime Próprio de Previdência Social-RPPS em parte ou na totalidade do vínculo. Esta sigla indica que o tempo de contribuição se refere ao exercício de um cargo público.

O que é Prpps?

Regime Próprio de Previdência Social, ou simplesmente RPPS, é uma modalidade de Previdência Pública voltada a Servidores concursados e seus beneficiários. É como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos seus segurados e favorecidos.

O que quer dizer Prpps?

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o modelo de previdência pública exclusivo dos servidores públicos titulares de cargo efetivo e seus beneficiários. Em outras palavras, servidores concursados (ativos ou não), militares e seus dependentes, como esposa, marido e filhos.

O que é o Regime Próprio de Previdência Social?

R – Regime Próprio de Previdência Social é um sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, a todos os servidores titulares de cargo efetivo, pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no artigo 40 da Constituição Federal.

O que é RGPS no auxílio emergencial?

estiverem em gozo de qualquer benefício do regime geral de previdência social (RGPS) ou de regime próprio de previdência social, ressaltando que é vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente; ou.

O que significa cidadão vinculado ao RGPS?

São os indivíduos naturais maiores de 14 anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 21 da Lei 8.

O que é o Regime Geral da Previdência Social?

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) tem suas políticas elaboradas pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

O que é benefício RGPS RPPS?

De vez em quando nos deparamos com siglas que mais parecem “sopa de letrinhas” e não sabemos do que se trata. É o caso das que dão título a esse artigo: RGPS e RPPS. A primeira delas significa “Regime Geral de Previdência Social” e a segunda, “Regime Próprio de Previdência Social”.

O que significa a sigla RGPS e RPPS?

O RPPS é o regime previdenciário próprio de cada ente federativo, de filiação obrigatória para os servidores públicos titulares de cargo efetivo, enquanto que o RGPS é uma entidade pública de caráter obrigatório para os trabalhadores regidos pela CLT, inclusive os integrantes de cargos exclusivamente em comissão, ...

O que é benefício de prestação continuada do RGPS ou de RPPS?

O Benefício de Prestação Continuada, comumente chamado de BPC, é um benefício criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei 8.

O que é benefício de prestação continuada do RGPS?

1.

Quem recebe benefício de prestação continuada tem direito ao 13o?

BPC tem direito ao 13° salário do INSS? O beneficiário terá direito a um salário mínimo mensal (R$ 1.

Quem são os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social?

Beneficiários do RGPS Os beneficiários são as pessoas físicas que recebem ou podem vir a receber benefícios. Os beneficiários (gênero) são divididos em dois grandes grupos (espécies): segurados e dependentes. Os segurados são subdivididos em segurados facultativos e segurados obrigatórios.