O paquímetro apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1/n, onde n é o numero de divisões do nônio. Já o micrômetro tem circunferência de rosca (tambor) dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.
Leitura do goniômetro Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na esca- la fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.
A leitura em micrômetros internos de três contatos é realizada da seguinte maneira: · o tambor encobre a divisão da bainha correspondente a 36,5 mm; · a esse valor deve-se somar aquele fornecido pelo tambor: 0,240 mm; · o valor total da medida será, portanto: 36,740 mm.
Em termos rudimentares, o paquímetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada.
Acabamento da escala em cromo acetinado. Produzido em aço inoxidável. Riscador com ponta de metal duro....Traçador de Altura Analógico com Lupa.