Chegar a conclusão utilizando somente o raciocínio; fazer inferências; inferir. Tirar uma consequência, fundamentando-se em certos princípios, premissas, fatos: de tudo o que você disse, deduz-se que a culpa não é sua. Subtrair alguma coisa de; diminuir: seria preciso deduzir 13% do valor da casa.
1 inferir, concluir, depreender, entender. Subtrair: 2 descontar, abater, diminuir, eduzir, extrair, subtrair, tirar.
1 Lit Dizer ou escrever em forma de diálogo: Dialogar uma parábola. 2 Conversar com outra pessoa ou com outro grupo: Nessa cena, Romeu dialoga com Julieta.
Significado de Deduzo Deduzo vem do verbo deduzir. O mesmo que: infiro, desconto.
verbo transitivo direto e bitransitivo Ser a razão de; causar ou provocar (alguma coisa); inspirar: ele induzia o medo (no povo). Tirar conclusões através da lógica; deduzir: a partir da análise dos dados, induziu uma conclusão generalista; o professor induzia rapidamente.
Processo intelectual segundo o qual é possível chegar a uma conclusão a partir de premissas. Raciocínio através do qual uma proposição é considerada verdadeira pela sua ligação com outras já tidas como verdadeiras; a proposição que se assume como sendo verdadeira.
NOÇÃO DE GÊNERO E TIPO TEXTUAL a) “Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).
Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão. ... Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos. É um substantivo feminino e se originou do latim inferentia.
a) A inferência só pode ocorrer por meio do intertexto. Um processo inferencial só existe quando um texto menciona outro, seja de forma direta ou indireta. As duas palavras se referem à referenciação de um texto (ou parte del dentro de um outro texto. ...
É a relação que se estabelece entre dois textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo.
Segundo o dicionário Larousse (2007), texto é o conjunto coerente e coeso de ideias, é a palavra ou conjunto de palavras que transmite uma mensagem, que tem a intenção de comunicar algo. Texto é, também, uma manifestação linguística produzida por alguém, em alguma situação concreta (contexto), com determinada intenção.
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia. ...
É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.