Resposta. Resposta: As práticas corporais de aventura são práticas normalmente feitas em um ambiente natural de modo que através dessas práticas há uma integração do praticante com a natureza de um modo geral.
Mais especificamente, se você ouvir falar em práticas corporais de aventura urbana, provavelmente seja uma menção às atividades como o parkour e o buildering, nas quais o praticante supera obstáculos urbanos sem nenhum equipamento especial.
As PCA – Práticas Corporais de Aventura são divididas de duas formas, as PCAN (Prática Corporal de Aventura na Natureza) e as PCAU (Práticas Corporais de Aventura Urbanas).
Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
A cultura corporal por definição é um conjunto de valores que são correspondentes ao corpo, esses valores podem ser vistos de diversas perspectivas como a perspectiva física, ética, social.
A cultura corporal e a cidadania estão relacionadas na essência da formação do sujeito social, do homem, do cidadão. As mais diversas práticas corporais que estão inseridas na sociedade compõem um conjunto de saberes teóricos e práticos à serem apreendidos por nossos alunos.
O corpo é a essência do ser humano e desta forma, a cultura corporal adquirida tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples. Tal valorização social das práticas corporais de movimento legitima a identidade da criança, adolescente e do adulto.
a Cultura Corporal de Movimento surgiu de uma preocupação com o que se deveria ensinar nas aulas de Educação Física, representando algo que fundamentaria a intervenção pedagógica do professor.
O que se percebe é que o Esporte e a Ginástica continuam a ser os elementos da cultura corporal predominantes nos cursos de formação em Educação Física, seguidos respectivamente por Dança, Jogo e Luta.
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Pensar que a cultura de movimento envolve a relação entre corpo, natureza e cultura por meio de uma lógica recursiva é pensar que as técnicas corporais influenciadas pelo funcionamento orgânico e pelas trocas culturais, ao mesmo tempo em que criam e recriam os jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas, ...
[...] a cultura corporal, por meio dos conteúdos estruturantes propostos – esporte; dança; ginástica; lutas; jogos; brinquedos e brincadeiras- a Educação Física tem a função social de contribuir para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o próprio corpo, adquirir uma expressividade corporal consciente ...
Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. ... É de fundamental importância que se garanta o acesso dos alunos às práticas da cultura Corporal, pois ajudará o aluno a.
Neste sentido, objetivando concretizar essa perspectiva, Nascimento (1998), coloca que a Educação Física tem como objeto de estudo o conhecimento das manifestações que compõem a cultura corporal. ... Por tanto, no ponto de vista do teórico, seria a cultura corporal de movimento o objeto de estudo da EF.
[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...
Assim, a Educação Física atualmente tem como objeto de estudo "o homem em movimento" e pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano em sua totalidade, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais e a relação entre eles.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...