Cimento odontológico de resina Os cimentos de resina são feitos à base de polímeros concebidos com o objetivo de se unirem à estrutura dentária. Apesar de terem um uso geral, são especificamente utilizados para a cimentação de coroas e pontes ou brackets de ortodontia, entre outros.
Os cimentos resinosos são materiais de uso obrigatório no caso de restaurações em porcelana por apresentarem, quando comparados com outros cimentos, biocompatibilidade, resistência mecânica, fácil manipulação, adesão ao dente e à restauração indireta, baixa solubilidade e, principalmente, estética.
O tempo de espatulação do cimento de fosfato de zinco gira em torno de 60 a 90s, e, como se trata de uma reação exotérmica, o método mais efetivo para controlar o tempo de trabalho e presa é resfriando a placa de manipulação.
O Cimento de Zinco é a base de proteção térmica preferida para restaurações metálicas. Possui partículas uniformes, ultrafinas, que asseguram uma reduzida espessura de película com notável proteção, alta resistência, presa adequada e fácil manipulação.
Óxido de Zinco é um adstringente e antisséptico que exerce ação suavizante, cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.
O cimento de óxido de zinco eugenol é um cimento utilizado já há muitos anos e foi durante muito tempo o cimento padrão em Endodontia, embora atualmente já esteja em desuso por terem aparecido cimentos com melhores propriedades.
Como Confeccionar: