Escamas são estruturas em forma de placa achatada, que se dispõe no tegumento como uma armadura protetora. Estão presentes em peixes, répteis e aves. Peixes cartilaginosos (cações, tubarões e raias) possuem escamas placoides semelhantes, em origem e estrutura, a um dente.
Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos. As serpentes são animais muito temidos, principalmente pelo fato de que algumas espécies apresentam venenos poderosos e até mesmo letais.
Peixes do mar com escamas Tainha, sororoca, sargo-de-dentes, sardinha, pargo, salmonete, salmão, pampo, robalo, pescada, olho-de-boi, pargo, olhete, namorado, miraguaia, mero, merluza, manjuba, linguado, gordinho, garoupa, castanha e dourado-do-mar.
O termo peixes de couro é a designação comum a determinados peixes teleósteos, siluriformes, que possuem o corpo desprovido de escamas ou revestido de placas ósseas. Tais peixes são representados pelos bagres e cascudos, dentre outros.
Melhores peixes para sua dieta
Existem 9 tipos de peixe que você não pode comer de jeito nenhum?
Merluza é o nome comum de vários peixes marinhos da ordem dos gadiformes, que vivem em ambos os lados do Oceano Atlântico, no Mar Mediterrâneo e no Oceano Pacífico.
A merluza (palavra oriunda do latim Merluccius, lúcio do mar, devido à sua semelhança com esse peixe de água doce) é um nome de diversos peixes marinhos, pertencentes à ordem Gadiformes, que habitam o Atlântico, Mediterrâneo e Pacífico.
Entre o Rio de Janeiro e o sul da América do Sul, em regiões de fundo de areia ou cascalho. Peixe de escamas cicloides e medianas, que se desprendem facilmente.
Modo de Preparo Passe o peixe já temperado no ovo, depois na farinha de trigo, depois passe novamente no ovo e por último na farinha de rosca. Em um frigideira coloque o óleo e deixe em fogo alto. Quando tiver bem quente jogue o peixe. É uma delicia!
Modo de Preparo
Modo de preparo Limpe a merluza, retirando as escamas e as espinhas, se preferir compre pronto. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino. Em um prato, coloque a farinha e empane o filé de peixe.
Faça uma mistura especial de sal e temperos para salgar os filés de peixe. Coloque sal, água, folhas de louro e tomilho em uma panela e cozinhe até que o sal se dissolva, o que deve demorar alguns minutos. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture a água fria com alguns cubos de gelo.
Como limpar peixe Tenha cuidado para não danificar a pele do peixe. 2) Lave bem o peixe em água corrente. 3) Faça um corte horizontal no peixe usando uma faca bem afiada; ele deve ser superficial e começar da cabeça, indo até o fim da cauda. Depois disso, retire as vísceras e lave o interior em água corrente.
Descongele o peixe na água fria. Se você estiver na correria do dia a dia, sem tempo para manter o peixe na geladeira da noite pro dia, escolha o método da água fria. Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas.