EQST

O Que Significa A Palavra Pathos?

O que significa a palavra pathos?

Do grego pathos, paixão.

O que é pathos e ethos?

Ethos: persuade-se pelo caráter, por quem é o orador, se este é digno de fé; ... Pathos: persuade-se pela emoção, pelos sentimentos causados de tristeza ou alegria, amor ou ódio; Logos: persuade-se pela lógica dos argumentos apresentados.

Que significa Logus?

Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.

Como ocorreu a passagem da consciência mítica para a filosofia?

Consciência mítica está num grau de reflexão mais básico, mais imediato, mais prático e mais instintivo. Consciência filosófica está num grau de reflexão mais elevado, menos imediato, menos prático e mais racional. Antes de se passar para a consciência filosófica é necessário ter vivido a consciência mítica.

Como aconteceu a passagem da consciência mítica para a filosofia?

A passagem da consciência mítica para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega. De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático.

Como surgiu a consciência filosófica?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

Quanto ao pensamento mítico é incorreto afirmar?

Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que: a) A adesão ao conhecimento mítico ocorre sem necessidade de demonstração, apenas se aceita a autoridade do narrador. b) As explicações oferecidas pelo conhecimento mítico, essencialmente, são de natureza cosmogônica.

Qual o problema da explicação mitológica?

Por meio das explicações míticas o homem tentou provar as causas de muitos fenômenos de maneira a qual não se tinha provas de sua relevância, com isso, tais teorias eram aceitas devido a falta de conhecimento na época.

Qual a diferença entre a explicação mitológica e filosófica da realidade?

As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...