Assim, ao afirmar que não foi acidental que este fenômeno tenha acontecido na Grã Bretanha, Hobsbawm deixa claro que há muito o Império vinha se preparando para um grande salto tecnológico e econômico, dado seu potencial bélico, o acúmulo de riquezas ao longo dos séculos, bem como a produção da matéria-prima necessária ...
Foi um dos historiadores mais influentes das últimas décadas. A sua última obra de fôlego, A Era dos Extremos (1914-1991), foi traduzida em mais de 40 línguas, entre elas o árabe e o mandarim. ... Ganhou a celebridade não por ser marxista - nem apesar disso – mas por ser um extraordinário historiador.
b) A Revolução Industrial propiciou o surgimento de novas formas de organização da. produção de bens, sendo que o sistema de fábricas tornou-se o preponderante, difundindo-se para outros países e continentes, no decorrer dos. ... dono da fábrica controlasse também a mão de obra, além da matéria prima.
Resposta. Olá, 1) O autor, ao defender que a revolução industrial foi provavelmente o mais importante acontecimento da humanidade após a invenção da agricultura e das cidades, pode ter se embasado na mudança que isso representou, tanto em termos de produtividade, quanto em termos de mudanças sociais.
Após a Revolução Industrial mudaram as bases econômicas, as relações de trabalho, as formas de produção e consumo e mesmo o equilíbrio do poder político mundial.
Houve também o crescimento desenfreado das cidades, acarretando favelização, marginalização de pessoas, aumento da miséria, fome e violência, bem como o aumento significativo de indústrias e, consequentemente, da produção.
A produção modificou-se, diminuindo o tempo e aumentando a produtividade; as invenções possibilitaram o melhor escoamento de matérias-primas, bem como de consumidores, e também favoreceram a distribuição dos bens produzidos.
As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde. Como desvantagens podemos citar: Esgotamento do solo; ... Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.
Resposta. As vantagens são que a tecnologia torna a produção maior e rápida. E faz um produto barato e com maior qualidade. As desvantagens são que a tecnologia causa poluição, outra desvantagem é o desemprego, que o homem é substituído pelas máquinas.