O controle postural envolve a orientação postural e o equilíbrio. A orientação postural é de- finida como a habilidade de manter a relação apro- priada entre os segmentos corporais e o ambiente.
A estabilidade postural e orientação espacial requerem a integração proprioceptiva das informações sensoriais para analisar a posição e o movimento do corpo no espaço, para, a partir disso, gerar a ação capaz de produzir forças que irão controlar os sistemas de posicionamento do corpo (24,25).
A orientação postural é a capacidade de manter uma relação adequada entre os segmentos do corpo e entre o corpo e o ambiente para uma determinada tarefa. Já a estabilidade é a capacidade de manter o corpo em equilíbrio, o que ocorre em situações de repouso (equilíbrio estático) ou em movimento estável.
O sistema de controle postural depende de três sistemas sensoriais: o vestibular, o proprioceptivo e o visual5,6.
Como descrito anteriormente, os três canais semicirculares, o utrículo e o sáculo formam o sistema vestibular que é o sistema de equilíbrio (DOUGLAS, 2002).
Isso ocorre em todos os idosos, mas cabe a cada um dar o estimulo correto e manter um bom controle postural e um bom equilíbrio , ou não. Os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo estão envolvidos no envio de informações para o sistema de controle postural ou equilíbrio, formando o mecanismo aferente.
As doenças fisiológicas são consideradas anormalidades causadas por condições de desequilíbrio da planta. Esse desequilíbrio pode ser causado por elevadas concentrações de adubo ou deficiência de determinado elemento, excesso ou falta de água, estresse fisiológico causado por variações climáticas.