A pesquisa tem o papel de contribuir para formação de profissionais que possam, efetivamente, participar do processo de emancipação das pessoas, por meio de uma prática que favoreça ações propositivas em sala de aula, como a leitura crítica do seu cotidiano.
A pesquisa, na sua formação é uma forma de mostrar, para os futuros professores, como é importante buscar novos conhecimentos, pois é preciso ser inovador, ser criativo, perante alunos que estão sempre curiosos frente a novos conteúdos.
Professor é aquele que compartilha conhecimento do que viveu ou estudou para outros, tendo como base o que lhe foi ensinado e experimentado. Já o pesquisador é aquele que pesquisa, que busca novos conhecimentos, que refuta teses e teorias e vai ao encontro que novas respostas, que por sua vez, geram mais perguntas.
Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. ... Ainda segundo o pensamento marxista, a práxis é atividade humana prático-crítica na medida em que é atividade sensível subjetiva; ou seja, uma atividade plenamente perceptível e consciente para o homem.
A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas.
O projeto prioriza uma nova relação sistemática com os usuários dos serviços oferecidos – compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, a publicitação dos recursos institucionais e sobretudo, abrir as decisões institucionais à participação dos usuários.