Bacharelado: tem currículo mais amplo, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Tecnólogo: tem currículo mais focado nas necessidades do mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e menos teóricas.
A diferença entre o curso técnico e o de tecnólogo começa no nível de escolaridade. O curso técnico forma profissionais técnicos de nível médio. Já os cursos de tecnólogo (ou cursos superiores de tecnologia) formam profissionais de nível superior.
O diploma de um curso de tecnólogo é de nível superior e permite disputar vagas no mercado de trabalho que exijam esse grau de formação, entrar em pós graduações ou mesmo prestar concurso público para determinados cargos de nível superior.
O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.
Universidades federais que não fazem mais vestibular Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Para garantir a sua bolsa, não é necessário ter feito o Enem. Então se você perdeu o Enem, essa é uma ótima opção para não esperar até fim do ano que vem para poder entrar na faculdade. Quanto antes você começar o Ensino Superior, mais cedo você se posicionará melhor no mercado de trabalho.
Quem pode emitir o diploma? O diploma só pode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).