A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae.
Ásia tropical
Tipos de carambola Em suma, existem duas variedades de carambola: doce e a azeda. A variedade azeda é usada como guarnição e para a preparação de ensopados e caril.
Problemas da carambola Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins. O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte.
Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.
A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.
Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins. Assim, pessoas que possuem redução da função renal e consomem carambola apresentam elevação dessa toxina no sangue, o que pode causar soluços, confusão, vômito, convulsões e até mesmo óbito.
Além das propriedades hipoglicemiantes, a carambola tem fibras que também dificultam a subida repentina de açúcar no sangue. Apesar dos benefícios da carambola na diabetes, quando o paciente diabético tem insuficiência renal a carambola está contra-indicada.
Comer carambola ou beber o seu sumo pode ser fatal para doentes com insuficiência renal crónica devido a uma toxina presente na fruta que deixa de ser filtrada pelos rins. A carambola é uma fruta tóxica, PROIBIDA para doentes com Doença Renal Crónica.
Apesar de ser rica em vitaminas e sais minerais, a fruta possui uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal .
Apesar de ser um alimento bastante positivo para a saúde, a carambola não pode ser consumida indiscriminadamente por qualquer pessoa.
Insuficiência renal aguda. É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.
Além disso, pessoas com doenças crônicas descontroladas, como pressão alta ou diabetes, também podem desenvolver uma doença renal crônica que vai provocando pequenas lesões nos rins ao longo do tempo, podendo terminar numa insuficiência renal. Veja quais os sinais de insuficiência renal e como é feito o tratamento.