O tratamento de resfriado deve proporcionar ao bebê, primeiramente, repouso durante o período febril; hidratação constante; dieta com alimentos ricos em vitamina C e B9; higiene constante e desobstrução do narizinho com o uso de uma solução isotônica — fazer isso, principalmente, antes das mamadas e das sonecas.
Quando partículas como poeira, pólen, ácaros, vírus e bactérias irritam o nariz ou a garganta, ocorre o espirro. Quando o espirro se manifesta em excesso, é sinal de que há um quadro alérgico.
Embora não seja uma doença grave, o resfriado em recém-nascido merece atenção, pois, além do desconforto, pode causar outros problemas à criança que sejam decorrentes da recusa alimentar, sono insuficiente e acúmulo de secreções nos seios nasais.
Normalmente, causa um resfriado, que às vezes pode ser seguido por bronquiolite ou pneumonia, principalmente nas crianças menores ou que tenham fatores de risco, como diminuição da imunidade e doenças como cardiopatias congênitas ou problemas pulmonares. Os sintomas duram em média 5 a 7 dias.
Os remédios que geralmente são prescritos para o tratamento da gripe em crianças, são os analgésicos, anti-inflamatórios, antipiréticos e/ou anti-histamínicos, que devem ser usados de acordo com a orientação do pediatra e que têm como função aliviar sintomas como dor no corpo, de garganta e de cabeça, febre, congestão ...