Criado em 1895, nos Estados Unidos, por William George Morgan (1870-1942), o primeiro nome do voleibol foi “mintonette”.
História do voleibol O vôlei foi criado por William George Morgan, que era diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços em Massachusetts, nos EUA./span>
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette.
O voleibol chegou ao Brasil em 1915, sendo jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Porém, as informações divergem entre os estudiosos, em 1916 que o voleibol chegou ao nosso país, sendo praticado pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo4.
O esporte, que é homenageado amanhã, data em que se comemora o Dia Nacional do Voleibol, tornou-se bastante popular, principalmente após as sucessivas vitórias das seleções brasilieiras masculina e feminina. Tanto é assim que até mesmo academias incluíram a modalidade entre as atividades./span>
O Brasil no Vôlei Enquanto alguns afirmam que o esporte começou a ser praticado em 1915, num colégio de Pernambuco, outros defendem a tese de que tudo começou em 1917 e creditam o pioneirismo à Associação Cristã de Moços de São Paulo.
Rede Oficial para Voleibol Fabricada na cor Preta Medidas: 1 m altura x 9,50 m largura Fio 2,0 em polietileno (Nylon) Torcido Malha 10 x 10 cm Faixa Superior e Inferior na cor Branca em Algodão Acompanha corda guia para instalação da rede e ilhós metálicos.
Nas duas modalidades, a rede fica a uma altura de 2,43m na categoria masculina e de 2,24 m na feminina e tem 1 m de largura./span>