A CEI é mais do que um bloco, pois além de um sistema econômico, há também um sistema de defesa incorporado a ela. Difere da URSS pelo fato de cada país deter sua soberania. As diferenças econômicas é o principal entrave para uma integração efetiva entre os países membros.
As nações da extinta URSS criaram, em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes, a CEI. O objetivo desse bloco é estabelecer um sistema econômico de defesa. O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam.
São Países-Membros da CEI: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequestão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaidjão, a partir 1993.
O acordo que criou a CEI substituiu o modo de produção socialista da URSS e aderiu a o capitalismo, estabelecendo uma política de livre comércio e privatizações. É adotado o uso de uma moeda única, o rublo. Com a CEI o exército de cada nação se manteve unido como era na URSS, garantido o poderio militar.
- Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime; - Definição de política externa e de defesa comuns.
Federação Russa
Comunidade dos Estados Independentes
Federação Russa
Dentre os múltiplos problemas sociais na CEI estão às poucas oportunidades de trabalho aos jovens, a pobreza, o abandono de crianças e as doenças, como difteria e tuberculose. As dificuldades acabam por gerar outros problemas sociais, como o alcoolismo e a dissolução de famílias.
O que tem impedido o amplo funcionamento da CEI? (001) Os constantes conflitos étnicos internos. (002) O pagamento da dívida da extinta URSS. (004) A implantação de regimes democráticos nas repúblicas.
O leste europeu e os países pertencentes à CEI (Comunidades dos Estados Independentes) enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. A CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.
O interesse da Rússia com a CEI, sigla de Comunidade dos Estados Independentes, estava relacionado ao fato de que todas as nações dessa comunidade antes faziam parte da União Soviética e por isso seria ideia manter relações tanto políticas como econômicas e também militares entre esses países.
Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico com países que fizeram parte da aliança Russa. A Rússia é o país mais desenvolvimento da CEI e também a principal articulação dos mesmos, fazendo com que os blocos sejam cada vez mais presentes no mundo econômico.
Resposta. O fim da URSS é o processo que culminou a formação do CEI, quando a Russia, ucrânia e bielorrússia se reuniram propondo uma cooperação econômica.
Podemoss evidenciar que a criação da CEI está relacionada a fatores como reolução de entraves relacionados a fatores econômicos, bem como relacionados a questões políticas e militares.
Resposta. Um exemplo foi com o fim da guerra fria e a dissolução da união soviética, que era um país multi étnico-religioso. Os principais motivos da emancipação dos países que antes faziam parte da União Soviética era a liberdade religiosa, reconhecimento de Governamental e econômico.
O Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – é um bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá. ... Entre as características do Nafta, a que mais se destaca é a elevada desigualdade econômica entre os seus países-membros.
Nafta é um composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico, na fabricação de eteno e propeno, incluindo ainda o benzeno, tolueno e xilenos. A Nafta petroquímica se apresenta em forma líquida e sem cor, seu potencial de destilação é semelhante ao da gasolina.
O Nafta é um bloco econômico surgido em 1994 que envolve os três países da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México – em uma zona de livre comércio, com circulação de mercadorias facilitada, mas sem outras características que se fazem presentes em outros blocos econômicos, tais como a Tarifa Externa Comum ...
Bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá Dessa forma, esse bloco visa desconstruir as barreiras comerciais. Com a assinatura do tratado de Nafta, foi possível colocar um fim nas barreiras alfandegárias para melhor circulação de mercadorias entre os países envolvidos.
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Resposta: Eles surgiram no período pós Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos tornava-se uma potência. O primeiro que configurou-se como bloco foi o Benelux, formado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
AMÉRICA DO SUL. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. ... "Com essa proposta, ambos os países viram vantagens em incluir outros membros do Cone Sul, e então se deu a entrada de Uruguai e Paraguai".
26 de março de 1991, Assunção, Paraguai
Em 1991, quando o Mercosul foi criado, um dos objetivos iniciais era ampliar o comércio entre as nações sul-americanas. Nesse sentido, o bloco teve bastante sucesso, sobretudo na relação entre Brasil e Argentina, que se tornaram grandes parceiros econômicos desde então.
O tratado de formação do bloco relata que o objetivo do Mercosul é promover o livre comercio entre os países-membros, além de um movimento fluido de bens, pessoas e moedas. No entanto, atualmente o Mercosul limita-se a ser uma união aduaneira.
O Mercosul na atualidade O Mercado Comum do Sul atravessa um processo acelerado de fortalecimento econômico, comercial e institucional. Os Estados Partes consolidaram um modelo de integração pragmático, voltado para resultados concretos no curto prazo.