Já um artigo de periódico, publica informações escritas por especialistas para seus pares {leitores especializados, na mesma área – ou correlatas – ao tema}, usando linguagem científica adaptada ao tema de que trata o artigo, e com maior embasamento científico e metodológico.
Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc.
A palavra inicial começa sempre com maiúscula. Abreviam-se todas as palavras do título, suprimindo-se em geral artigos, conjunções, preposições e locuções similares. Quando o título do periódico contém nome de pessoa, reproduz-se na íntegra esse nome e abreviam-se as demais palavras do título.
Devem ser concisas e incluir informações sobre fundamentos, objetivos, metodologia e resultados práticos da investigação. Deve indicar as principais conclusões, enfatizando as realizações. Não deve exceder 250 palavras em um único parágrafo. Palavras-chave.
✓ Denominamos número (fascículo) a identificação da seqüência do volume, sendo que o algarismo fica entre parênteses. Ex.: 347(4).
Fascículo ou número de revista, volume de uma série, número de jornal, coleção como um todo, artigos científicos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas. Elementos essenciais: título, local de publicação, editora, data de início da coleção e data de encerramento de publicação, se houver.
Onde encontrar o ISSN em uma publicação? Normalmente o ISSN costuma ficar bem localizado, normalmente na capa ou logo abaixo do título de uma publicação. Por exemplo, quando as revistas têm seus próprios sites costumam deixar no cabeçalho e rodapé, assim como nos artigos científicos.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).