Conjunções coordenativas aditivas Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».
Trata-se de um pronome de terceira pessoa, singular ou plural. Neste caso pode manifestar os seguintes significados: ... Valor apassivante: Com verbos transitivos, se pode receber caso acusativo, saturando assim a posição de objeto direto. O argumento interno do verbo será, pois, projetado na posição de sujeito.
Resposta. Resposta: Logo, faz parte da conjunção coordenativa. O valor semântico dessa expressão é de Conclusão.
Valor semântico dos advérbios Quando se trata dos advérbios, o estudo semântico se torna mais importante e é necessário muita atenção dos estudantes. ... O valor semântico dos advérbios pode ser de: afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo, meio ou instrumento.
Valor semântico dos conectivos. O valor semântico é o sentido que pode ser atribuído a um termo de acordo com o contexto em que atua. É possível, muitas vezes, que uma mesma palavra apresente vários significados. ... Veja agora o valor semântico de preposições e conjunções.
Quando coordena dois constituintes, esta conjunção atribui ao nexo criado um determinado valor. Esta é uma perspetiva semântico-pragmática que tem sido descrita por diferentes trabalhos na área da linguística e foi também tratada por diferentes gramáticos.
Conjunção - E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque
Valor semântico das preposições
11 sinônimos de no entanto para 1 sentido da expressão no entanto: Conjunção adversativa - contudo: 1 contudo, todavia, mas, porém, entretanto, ainda assim, apesar disso, não obstante, nada obstante, sem embargo, conquanto.
Nesse contexto o “e” exerce o papel de conjunção coordenativa ao ligar duas orações independentes. A conjugação coordenativa tem a característica conclusiva e/ou explicativas mas também podem ser usadas em outros contextos.. Aditivas, adversativas alternativas, e vale lembrar, conclusivas e explicativas.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. ...
As conjunções, dependendo do contexto comunicativo em que se encontrarem inseridas, podem adquirir sentidos distintos. ... Assim, há de se afirmar que elas (as conjunções) se caracterizam como aquelas palavras que ligam orações ou termos semelhantes de uma oração, coordenando ou subordinando umas às outras.