Para mudar o DNS no seu roteador, a primeira coisa que você vai precisar fazer é a acessar a interface de configuração dele. Se você não sabe como fazer isso, geralmente basta digitar o endereço 192.
Na verdade, os usuários que vão ao painel de configuração vão achar o termo DNS em alguma das abas e ver que existe uma numeração para ele. Sendo assim, nunca se pode por 142, por exemplo, para se configurar qualquer modem: para as configurações, o endereço que a Oi Velox recomenda é o 192.
Os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
Para usar o Google Public DNS, configure seu computador ou roteador com os seguintes endereços:
acesse a aba “DNS”;
“Os servidores do Google Cloud Platform (GCP) estão hoje em 12 países: EUA, Canadá, Brasil, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Holanda, Índia, Singapura, Taiwan, Japão, Austrália”, diz Antonio Chaddad Fernandes, executivo de contas do Google Cloud.
Se não quiser depender de serviços online, é possível saber facilmente o IP de um site por meio do prompt de comando no computador com Windows. Abra o CMD e digite “ping” (sem aspas), seguido do endereço do site, sem www. No resultado, verifique o IP ao lado de “Resposta de”.
Disque o comando netstat -aon no prompt de comando e pressione ENTER. Você verá uma lista de conexões atuais. Na coluna "Endereço local" no final de cada linha, o número da porta é especificado.
Como Checar se a Porta 21 está Aberta