O mercado de trabalho sentirá seus efeitos de forma contundente, mas novas oportunidades serão geradas, por meio de novos ofícios e especializações. Há a expectativa de aumento dos rendimentos a níveis globais, o que, junto ao uso das novas tecnologias, aumentará a qualidade de vida.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
A quarta Revolução Industrial tem uma parte controversa: ela pode acabar com cinco milhões de vagas de trabalho nos 15 países mais industrializados do mundo, de acordo o Fórum Econômico Mundial de 2017 sobre o tema “A Quarta Revolução Industrial”.
É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. ...
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. ... Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
Resposta. Resposta: Revolução Industrial - Inteligência Artificial, Robótica, Big Data etc...
Indústria 4.
Os tipos de indústrias são classificações que levam em conta o tipo de produção industrial, ou seja, o que aquela indústria produz. Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Tipos de indústria conforme a finalidade
A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. ... Sendo assim, temos as indústrias de bens de produção e as indústrias de bens de consumo.
Indústrias transformam matérias-primas em mercadorias utilizando de máquinas. É classificada conforme sua área de atuação, formando três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
As indústrias podem ser classificadas como meios que atuam na produção de materiais, sejam estes bens duráveis, não duráveis, ou ainda, para fins produtivos, como as indústrias de base, por exemplo. ... Esses bens podem ser duráveis, como automóveis, por exemplo, ou de bens não duráveis, como roupas e calçados.
Industria Pesada A indústria pesada e o setor de máquinas pesadas usam todas as aplicações para a produção de metais ferrosos e não ferrosos, bem como máquinas pesadas usadas para as matérias-primas.
É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. ... Esse primeiro estágio da industrialização foi marcado pela produção em série, sob os auspícios do fordismo/taylorismo.
Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Dentre as indústrias tradicionais, ligadas à Primeira e à Segunda Revolução Industrial, predominam como fatores locacionais:
Fatores necessários para a instalação e o desenvolvimento de uma indústria:
Fatores locacionais da indústria
Muitos fatores contribuem para que uma indústria seja instalada em uma determinada cidade, sendo alguns dos principais a infraestrutura local, a presença de mão de obra qualificada e as políticas fiscais adotadas por aquela região.