As contrações isométricas são contrações nas quais o tamanho do músculo se mantém constante e as contrações isotônicas referem-se a contrações nas quais um objeto de massa fixada é movimentado contra a ação da gravidade, diferenciando em fase concêntrica e excêntrica (BOTTARO et al., 2003).
Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. Os ângulos mantêm também a sua amplitude.
Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps).
Tipos de Contração Muscular Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores.
É possível, principalmente devido à posição do bebê, que a dor das contrações só seja sentida nas costas. A posição deitada de barriga para cima é a pior de todas nesses casos. Ficar de quatro pode trazer algum alívio, porque tira o peso do bebê da coluna.
Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:
E aumentar as chances de um parto normal; hábitos e atividades podem ser decisivos neste momento. Saiba mais!