Incline o tubo de ensaio e adicione lenta e cuidadosamente 3 mL de ácido sulfúrico concentrado para formar uma fase abaixo da solução de açúcar. Não agite o tubo de ensaio! A formação de um anel púrpura na interface indica a presença de carboidrato.
O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
MÉTODO DE LANE-EYNON (TAMBÉM CONHECIDO COMO MÉTODO DE FEHLING) A determinação do teor de glicídios é realizada através do Método de Lane-Eynon, com utilização do Reagente de Fehling.
Métodos quantitativos CARBOIDRATOS Os testes qualitativos para açúcares estão baseados no seguinte: • Reações coloridas provenientes da condensação de produtos de degradação dos açúcares em ácidos fortes com vários compostos orgânicos; • As propriedades redutoras do grupo carbonila.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.
Quando a sacarose é misturada com água, ocorre a reação química chamada hidrólise, que separa os dois componentes. Esse açúcar decomposto é chamado de açúcar invertido. O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de dois outros açucares mais simples: a glicose e a frutose.