Características da Arte Romana
Arquitetura Românica Diversas igrejas, mosteiros, conventos e catedrais foram construídas nesse estilo. ... Além disso, as planta das construções românicas tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra. Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e tinham geralmente uma porta principal, a de entrada.
Resposta:Os romanos desenvolveram um complexo e grandioso sistema de aquedutos para abastecer as cidades com água. A cidade de Roma tinha a maior concentração de aquedutos: construídos num período de 500 anos, eram 11 ao todo, somando 416 km de extensão.
Por toda a extensão do Império Romano, importantes construções foram executadas, entre elas:
A arquitetura romana usou o emprego de arcos e abóbadas, destacando-se, principalmente, pela construção de monumento caracterizados pela solidez. Na Roma Antiga houve ainda a formação de catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.
Mas além da sua função prática de distribuição da carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande variedade formal. É neste sentido estético que o arco se torna um elemento útil à identificação e classificação dos diversos movimentos artísticos na arquitectura.
Arquitetura. Abóbada é uma estrutura arquitetônica de formato curvado usado para cobertura de espaço entre dois muros ou vários pilares. Ela é usada em igrejas, templos, catedrais, galerias subterrâneas, entre outras construções.
A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.
Firmamento é um nome para a abóbada celeste, geralmente usada no contexto das religiões baseadas nas escrituras hebraicas (judaísmo, cristianismo). O termo vem do latim clássico firmamentum, usado na Vulgata, que significa "suporte".
Abóbada celeste é uma expressão que corresponde ao espaço do céu que enxerga-se da terra, também chamado de firmamento. ... O teto de um templo maçônico também é chamado de abóbada celeste.
Mais conhecido como Firmamento para o público em geral, a Abóbada Celeste define-se como o hemisfério celeste visível, cujo estudo pertence ao campo específico da astronomia.