No Scrum temos o Product Owner, no XP temos o Cliente e o Gerente, e no Kanban temos o Service Request Manager. Todos esses papéis são responsáveis pela priorização de backlog, comunicação com o cliente, ROI do projeto/produto, etc.
O Scrum e o XP compartilham as práticas do manifesto ágil, como equipes pequenas trabalhando em requisitos instáveis ou desconhecidos em iterações curtas para fornecer maior visibilidade no desenvolvimento.
As práticas gerenciais são diretamente adotadas pelo Scrum, já algumas práticas mais técnicas são adotadas pelo XP. Além de combinar práticas das duas metodologias, podemos também utilizar outras práticas de outros frameworks, como as definidas no Project Management Body of Knowledge (PMBOK).
Comunicação, colaboração e integração são os três princípios básicos da abordagem moderna e crescente conhecida como DevOps.
O DevOps é uma cultura que promove a colaboração entre todos os participantes envolvidos no desenvolvimento e na manutenção do software. O Agile pode ser descrito como uma metodologia de desenvolvimento criada para manter a produtividade e promover versões com a realidade comum de necessidades em constante evolução.
A Agile abre espaço para o início de um trabalho mais ágil, com entregas parciais, enquanto a DevOps cria um ambiente propício para a gestão desses processos, com comunicação efetiva.
Equipes e funcionários ágeis (Agile) são auto-organizados. Ou seja, eles não seguem um manifesto de regras da administração. Afinal, entendem os objetivos e criam seu próprio caminho para alcançá-los.
Quando um item do Backlog do Produto ou um incremento é descrito como “Pronto”, todos devem entender o que o “Pronto” significa, pois será usado pelo time para assegurar quando o trabalho está completado no incremento do produto.
A Definição de Pronto é um acordo formal entre Product Owner e Time de Desenvolvimento sobre o que é necessário para se considerar que um trabalho realizado na Sprint está “pronto”. Pronto? O time entrega uma funcionalidade que considera pronta.
Uma Definição de Pronto (Definition of Done, no original) é um artefato Scrum usado para garantir a qualidade do produto desenvolvido a cada iteração (Sprint). Um documento, um contrato entre os membros do Time Scrum e demais envolvidos para que todos entendam o que um produto “pronto” (done) significa.
⭐️Definition of Done (DoD) é um acordo genérico, definido pelos membros do time Scrum (Desenvolvedores e Product Owner), aplicável a todas as Histórias de Usuário, com o intuito de que todos os membros do time tenham um entendimento compartilhado do que significa “Done” para garantir a transparência.
Definição de pronto (Definition of Ready — DoR) é um documento acordado pelo time Scrum que define as condições que um item do backlog do produto deve possuir para que o mesmo seja considerado pronto (apto) a ser trabalhado pelo time.
Definition of Ready Definition of Done DoR Define qualidade da entrada dos itens na Sprint. DoD Define qualidade da saída dos itens da Sprint.
Que ela está completa para ser testada.
feito adj (feita f sing, feitos m pl, feitas f pl) I can leave when my work is done. Eu posso sair quando meu trabalho estiver feito.
Os Critérios de Aceitação são representados por uma lista de itens de negócio que expressam formas de usar a funcionalidade implementada em uma História. O objetivo dessa lista é validar se a História foi implementada de acordo com o que o PO queria, por isso o nome Critério de Aceitação.
O seu papel é de um orientador, sendo que as tarefas de planejamento e execução do projeto ficam a cargo do Product Owner e da equipe do projeto. Como posição estratégica no time de projetos, o Scrum Master enfrenta diversos desafios como a gestão do tempo para garantir a execução das atividades da melhor forma.
O Product Owner. Que frase melhor descreve a principal responsabilidade do Product Owner? Gerenciar o projeto garantindo que o trabalho esteja de acordo com os compromissos estabelecidos com os clientes do projeto. Otimizar o retorno sobre o investimento do trabalho realizado pelo Time de Desenvolvimento.
Este profissional deve ser análitico, saber usar ferramentas web, ter conhecimento de Excel, saber delegar tarefas e, principalmente, ter o conhecimento de todas as fases de desenvolvimento de produtos.
Conforme apontou Matt Gelbwaks, o Product Owner é responsável por conceitos e idéias (ex: o backlog) enquanto Scrum Master é responsável pela execução e qualidade, por isso o Product Owner quer mais recursos enquanto Scrum Master é focado em fazer.
No cargo de Product Owner se inicia ganhando R$ 5.
Para se tornar um(a) profissional realmente eficaz nessa função, é preciso se comprometer 100% com a equipe de desenvolvimento do produto, tecnologia, UX e Business. Existem cursos que podem ser feitos para aprimorar as habilidades de produto, como é o caso da PM3, o maior curso de product management online do Brasil.
R$ /div>
Fazer um curso preparatório. Estudar o guia Scrum e entende-lo, identificando o papel do PO principalmente. Fazer muitos simulados, principalmente da Scrum.org e gabarita-lo, pois as mesmas perguntas caem na prova. Quando estiver com uma média de acerto superior a 95%, pode fazer a prova.