O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas, como é o caso do futebol.
O conceito básico de treinamento esportivo é entendido como sendo o processo de adaptação a estímulos externos, racionalmente organizados para alcançar um objetivo concretamente definido e, geralmente, esse objetivo está relacionado com o aumento do rendimento.
O treinamento esportivo é nada mais do que a adaptação dos estímulos externos de todo atleta, geralmente esse treinamento está relacionado com o objetivo de melhorar todo o desenvolvimento e aumento do rendimento.
Princípios do treinamento desportivo O professor tem que verificar as potencialidades, necessidades e fraquezas de seu atleta para que os pontos fortes sejam potencializados e os pontos fracos sejam corrigidos para que o treinamento tenha um real desenvolvimento.
O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do indivíduo utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, independente do seu grau de condição física e das atividades que ele desenvolva, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo e que ...
O treinamento funcional deve ser classificado em tres grandes bases: transição de exercicios convencionais para funcionai; treinamento do core e cinestesia.
O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.
- Aumento do tempo dedicado ao relaxamento, etc. Sobrecarga de intensidade: -Treinamento sob condições estressantes (ruído da plateia, aplausos, etc.). -Utilização de técnicas de ativação e motivação.
Em suma, a sobrecarga é o estímulo fundamental para que ocorram dentro de limites fisiológicos, as adaptações para novas demandas de treinamento, em um ciclo ininterrupto e apaixonante.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.
Em se tratando de Treinamento de Movimento com Sobrecarga, o tipo de movimento que queremos incorporar pode ser descrito como “movimento de transição”. Movimento de transição pode ser simplesmente definido como um padrão de movimento que usa o corpo todo e é orientado para a tarefa que se quer realizar.
Compreendendo a sobrecarga, podemos pensar no seu complemento - crescente. Crescente significa que a atividade deve ser cada vez maior para que possa servir de estímulo ao organismo e provocar a melhoria da sua aptidão física. ... Para a melhoria da aptidão física é necessário trabalhar com sobrecargas sempre crescentes.
“O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados” (ibidem, 1995, p ...
Quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias Individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro. Princípio da Reversibilidade da Luz: A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.
Reversibilidade refere-se à propriedade de um sistema físico de retornar ao estado inicial A quando revertida a causa que o levou de A ao estado final B distinto de A. É aplicado com duas conotações, uma estrita, outra mais ampla.
O princípio da reversibilidade acredita que se interromper ou reduzir o treinamento, leva a uma perda parcial ou completa das adaptações adquiridas.
O Principio da Adaptação – Quando o organismo está adaptado, há um equilíbrio entre os processos de síntese e degradação, enquanto não sejam interrompidas as exigências normais. Isto quer dizer que cada organismo, quando se encontra adaptado, está num equilíbrio dinâmico denominado homeostase.
Princípio da propagação retilínea da luz: os raios de luz propagam-se em linha reta. Princípio da independência dos raios de luz: ao cruzarem-se, dois raios de luz atravessam um ao outro como se inexistissem mutuamente.
O princípio da individualidade biológica é um dos mais importante. ... Segundo Tubino (1984), "define-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais".
Resposta: Cada pessoa possui uma estrutura física e psicológica individualizada ou diferenciada dos outros, o que sugere que cada um de nós seja um ser único. O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas DIFERENTES ao MESMO estímulo aplicado, gerando adaptações específicas.