As sílabas complexas são formadas, principalmente, por dígrafos (rr, ss, nh, ch, lh,…) e encontros consonantais (tr, dr, fr, pl, bl, cl,…). Ocorre também a junção de uma vogal e uma consoante na mesma sílaba (como al, as, az, ar,…), bem como a mudança fonética de uma consoante (como ce, ci, ge, gi,…).
Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V). Desse modo, há sílabas compostas somente por vogais, como a sílaba inicial (a) na palavra abelha, mas não há sílabas constituídas apenas por consoantes.
Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) - nesta ordem. ... Isso é o que ocorre em palavras como cravo (cavo), carta (cata) e estava (setava), em que as sílabas CCV (cra), CVC (car) e VC (es) são grafadas, respectivamente, como sílabas CV (ca, ca e se).
As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.