As gemas laterais ou axilares (pois ficam “axilas”, ou bifurcações da planta) são estruturas exclusivas dos caules. ... As gemas laterais também possuem tecidos meristemáticos, porém, neste caso, irão realizar a produção de folhas, flores ou novos ramos do vegetal (crescimento secundário).
Gema apical é a parte da planta mais de cima, onde se desenvolve o verticalmente o caule. A função dela é desenvolver primariamente o caule, e é nela onde as células meristemáticas fazem multiplicação.
As gemas são aglomerados de tecidos indififerenciados (meristemas) que dão origem alguma parte da planta. As gemas apical do caule e subapical da raíz se ocupam do crescimento longitudinal da planta. As gemas laterais são responsáveis pela formação de novos ramos e folhas.
Chama-se de caule o órgão condutor de seivas (tanto seiva bruta como seiva elaborada) das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas (apical e auxilar) de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores.
Os rizomas são caules que crescem horizontalmente em relação à superfície do solo. Alguns podem acumular substâncias de reserva, tendo como exemplo o caule da bananeira (Figura 3). Os caules aéreos são os mais abundantes e diversos entre as plantas. O tronco é o tipo mais comum de caule entre as plantas lenhosas.
tubérculo
Resposta. O caule da rosa apresenta acúleos, que são estruturas pontudas popularmente chamadas de espinhos. As rosas silvestres (ou seja, que crescem na natureza) quase sempre têm cinco pétalas; as rosas cultivadas geralmente têm muitos conjuntos de pétalas.
É o caule exclusivo das árvores. Os caules lenhosos designados por espique, estipe ou estípite são freqüentemente na linguagem corrente denominados de troncos. ... Mas espique também significa uma raiz que tem o caule com forma cónica e com ramos só a partir de certa altura.
A batata é um alimento basicamente energético; porém, é também rico em proteínas e importante fonte de sais minerais.
legumes são:abóbora,abobrinha,berinjela ,chuchu ,pepino ,pimentão ,tomate entre outros. batata é verdura.
Já os legumes são os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras).
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.