Secreção parácrina é quando o hormônio age nas células próximas (vizinhas) daquela que secretou. Secreção endócrina é quando as secreções são lançadas direto na corrente sanguínea.
Pelo contrário, as hormonas hidrossolúveis não podem atravessar a membrana, e os seus receptores são proteínas inter-membranares. Neste caso, as mudanças conformacionais provocadas pela ligação da hormona desencadeiam processos rápidos de activação (ou desactivação) de proteínas já presentes na célula.
O efeito é endócrino quando o hormônio é liberado na circulação e, em seguida, transportado pelo sangue para exercer um efeito biológico sobre células-alvo distan- tes.
Os hormônios são mensageiros químicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.
Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
Todos os hormônios atuam através de receptores específicos, presentes unicamente nas células-alvo. Todos os receptores são proteínas, as quais se unem ao hormônio correspondente com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo.