A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
Como acontece a Pericardite O coração é revestido por uma membrana que garante a sua posição ideal para bater de forma eficiente. Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos.
Pericárdio,Miocárdio,Endocárdio.
O epicárdio é a porção mais resistente do saco cardíaco, protegendo o coração contra impactos e contra o meio externo da cavidade torácica. O epicárdio pode sofrer com algumas doenças, como o acumulo de líquidos e outros exsudatos, como o pus. Espero ter ajudado!
Epicárdio. O epicárdio é a camada de músculo que recobre as superfícies externas do coração. Encontra-se diretamente fundida ao miocárdio, internamente, e está em contato com a camada serosa do pericárdio. ... É constituída principalmente de tecido conectivo (conjuntivo), envolvendo e protegendo o coração.
Sua função é manter o coração em sua posição natural ao mesmo tempo que permite que o órgão possa se movimentar para realizar suas contrações. O endocárdio é a camada interna do coração. Por possuir uma superfície lisa, sua principal função é colaborar para que o sangue passe livremente sobre ela.
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.
No interior do coração, quatro válvulas se abrem e se fecham em uma sequência precisa para manter o sangue fluindo na direção certa. Duas das válvulas cardíacas controlam o fluxo de sangue das câmaras superiores do coração, ou átrios, para as câmaras inferiores, ou ventrículos.
O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.
O endocárdio é a camada interna do coração, do qual fazem parte as válvulas cardíacas bicúspide e tricúspide. É o homologo da túnica íntima dos vasos sanguíneos que sendo constituido por endotélio repousado numa camada subendotelial fina de tecido muscular.. Liga-se ao miocárdio pela camada subendotelial.
Existem duas valvas atrioventriculares que separam os átrios (aurículas) esquerdo e direito de seus respectivos ventrículos, e duas valvas semilunares que controlam a liberação do sangue designado para os pulmões e para a aorta, deixando o coração.
As válvulas A-V têm fechamento suave enquanto que nas semilunares pode-se ouvir um estalido, devido ao fechamento e ejeção rápidos. O volume que é bombeado pelo coração é regulado por dois mecanismos: Autorregulação intrínseca de bombeamento e o controle reflexo do coração pelo sistema nervoso autônomo.
Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.
Existem quatro valvas cardíacas no coração que são: Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Tricúspide - Possui três folhetos.
A válvula pulmonar situa-se na abertura entre o ventrículo direito e os vasos sanguíneos que vão para os pulmões (artérias pulmonares). A válvula pulmonar se abre à medida que o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
A válvula aórtica serve como a “porta” entre o coração e o resto do corpo. Cada gota de sangue ejetada pelo ventrículo esquerdo deve passar pela válvula aórtica. A válvula aórtica está localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta ascendente, ou porção superior da aorta.
A válvula aórtica situa-se na abertura entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A válvula aórtica se abre à medida que o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue na aorta.
A válvula tricúspide situa-se na abertura entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Válvula mitral, valva mitral, válvula bicúspide ou valva atrioventricular esquerda é a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo (aurícula esquerda) do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.
A válvula aórtica bicúspide é uma doença congênita do coração, que surge quando a valva aórtica apresenta 2 folhetos, ao invés de 3, como deveria, situação que é relativamente comum, pois está presente em cerca de 1 a 2% da população.
Os principais sintomas que podem ser indicativos de prolapso da válvula mitral são dor no peito, palpitações, fraqueza e falta de ar após o esforço, dormência nos membros e dificuldade para respirar na posição deitada.
Válvula Mitral: é a válvula posicionada entre o átrio e o ventrículo esquerdo. Sua função é a de evitar o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio esquerdo. Como acontece no lado direito com a válvula tricúspide, a válvula mitral se fecha no início da contração ventricular.
É uma válvula posicionada entre o átrio e o ventrículo direito. Possui três folhetos que se fecham no início da contração ventricular, evitando que o sangue retorne do ventrículo ao átrio direito. Os folhetos são sustentados em forma de um guarda-chuva pelas cordoalhas tendinosas.
Quer dizer que a valva tricúspide, que fica do lado direito do coração, deixa escapar um pouquinho de sangue no sentido inverso. Em geral quando leve não significa nenhum problema sério, mas é importante avaliar se a estrutura da valva é normal, bem como se existe alguma doença associada.