A expressão era do gelo (também idade do gelo, período glacial ou era glacial) é utilizada para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos.
Significado de Quaternário adjetivo Que vale quatro. ... Era quaternária, a era mais recente e mais breve da história da Terra, que teve início há menos de três milhões de anos. (Caracteriza-se pelo aparecimento e evolução do homem, e assinala-se na Europa por diversas glaciações sucessivas.).
Uma era do gelo — também chamada de período glacial ou era glacial — é um período de tempo em que espessas camadas de gelo chamadas geleiras, ou glaciares, cobrem vastas extensões de terra. Uma era do gelo pode durar milhões de anos e causar grandes mudanças na superfície do planeta.
A Terra já passou por várias eras glaciais durante os 26 mil últimos anos, no período geológico denominado Quaternário. O período glacial mais recente começou 21 mil anos atrás e terminou 11,5 mil anos atrás, quando houve grande extinção de animais da crosta terrestre.
Considera-se que ela começou há 100 mil anos e terminou há 12 mil. Essa glaciação foi a última acontecida na Terra, e com ela se considera terminado o período Pleistoceno e as denominadas "glaciações antropológicas" por cientistas, devido ao fato de terem sido usadas para a travessia do homem para a América do Norte.
570 milhões de anos
Conhecido pelo nome de Eemian, o último período interglacial teve início a aproximadamente 130 mil anos atrás, tendo a duração de cerca de 15 mil anos. A fim de estudar o sistema climático do período, os cientistas perfuraram o gelo da Groenlândia em busca de uma amostra que datasse da mesma época.