Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.
São eles os ciclos do pau-brasil, do ouro, da cana-de-açúcar, do café, do algodão e da borracha.
Inúmeros ciclos econômicos do Brasil perpassaram o país desde a época do descobrimento, e esses fazem referência às atividades econômicas desenvolvidas na nação em cada uma nesses períodos. Os principais, são o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.
No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. ... O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Confira a seguir mais detalhes sobre os principais ciclos econômicos do Brasil.
Todo ciclo econômico é formado por quatro estágios principais: expansão, boom, contração e recessão. A seguir iremos detalhar as características de cada um deles: Expansão: nesse período, a economia de um país experimenta uma fase de crescimento consistente da produção de mercadorias e serviços.
Os ciclos econômicos são períodos marcados por flutuações na atividade econômica de um país em longo prazo. Eles são marcados por quatro períodos principais: expansão, boom, contração e recessão, alternando tempos de economia próspera com tempos de estagnação ou crise.
São três as três etapas que fazem parte do ciclo econômico: * a) Produção; Execução e Destinação. b) Circulação, Geração de resíduos e Reaproveitamento.
São três as três etapas que fazem parte do ciclo econômico: * 1 ponto. a) Produção; Execução e Destinação.
Verificado por especialistas Letra C: Produção; Circulação e Consumo. Na prática, a produção ocorre dentro das indústrias, que fabricam bens de consumo duráveis e não duráveis. Ainda, vale destacar que a mão-de-obra das indústrias é representada pelas famílias, que ganham salários em troca do trabalho realizado.
Para calcular o Ciclo Econômico, utiliza-se a seguinte fórmula:
Para tirar sua dúvida de como calcular o Ciclo Operacional, comece pela fórmula:
Para calcular o Ciclo de Conversão de Caixa, você precisará de alguns outros levantamentos, entre eles o cálculo de ciclo operacional. Mas a fórmula do cálculo é a seguinte: Ciclo de caixa = Ciclo Operacional – Prazo Médio Pagamentos a Fornecedores (PMPF)
O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.
Como calcular o Giro de Estoque?
Agora, para saber o tempo médio (TM) de giro do estoque, basta dividir o número de dias em um ano (neste caso), pelo número de giros. Exemplo 3: 365 dias divididos por 9 giros, igual a 40,5 dias.