Significado de normolíneo: diz.se do indivíduo de estatura mediana (ver brevelíneo e longelíneo)
Significado de Brevilíneo adjetivo Diz-se do indivíduo cujo corpo é mais baixo e largo do que o padrão normal. Que possui fios ou linhas de tamanho ou dimensão curta. substantivo masculino O indivíduo assim constituído.
Que tem uma constituição intermédia entre o brevilíneo e o longilíneo.
F - ANATOMIA BIOTIPOLÓGICA ou CONSTITUCIONAL trata dos tipos morfológicos constitucionais. G - ANATOMIA COMPARADA estuda, comparando, órgãos de indivíduos de espécie diferentes. H - ANATOMIA DE SUPERFÍCIE estuda a forma externa do corpo, considerando os relevos morfológicos na superfície do corpo do indivíduo.
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas. a estrutura e a arquitetura ou características morfológicas dos animais não são padronizadas,ocorre uma variação.
Assim, o termo normal para os anatomistas obedece a um padrão que não inclui variações. Este padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é mais frequente, ou melhor, a estrutura habitual do corpo é o padrão mais comum. Você sabia? Que o padrão mais comum é encontrado em menos da metade das pessoas.
Anomalia. É uma alteração morfológica, que difere do normal, trazendo prejuízo a função, porém é compatível com a vida. Ex: ter uma dedo a mais na mão, fenda palatina, irmãos siameses, etc…
Significado de Anomalia substantivo feminino Particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. Caraterística do que desigual ou falta de regularidade de um corpo, um produto, uma matéria, um fenômemo natural, uma coisa qualquer etc: anomalia de caráter genético.
A alternativa correta será c) Miopia. Problemas de visão são muitos comuns, principalmente com a chegadas das tecnologias. Hoje em dia, as pessoas passam mais e mais tempo nos dispositivos eletrônicos ocasionando esse tipo de anomalia. Quando o eixo ântero-posterior do olho é alongado, a pessoa possui miopia.
Astigmatismo. É consequência de um formato irregular da córnea ou do cristalino, que desviam os raios luminosos de maneira diferente e a imagem fica fora de foco em algumas direções. A correção é feita com lentes cilíndricas que tenham curvaturas desiguais e compensem a curvatura desigual do olho.
A vista cansada tem os sintomas parecidos com a hipermetropia. Isto é, com a dificuldade de enxergar nitidamente objetos próximos. Por isso, as pessoas começam a afastar os objetos para que consigam focar corretamente.
Aplicar um pano embebido em água morna nos olhos secos (com os olhos fechados) é um tratamento natural que pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada. A utilização de lágrimas artificiais (colírio) pode também ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos.
De acordo com a reportagem da revista Veja, estima-se que a cada sete anos, a pessoa ganhe 1 grau a mais de presbiopia, se estendendo até os 60 anos. Assim, a adição do grau na receita de óculos pode chegar até o valor de número 6 (ou seja, o grau da presbiopia).
Miopia, astigmatismo e hipermetropia, se não forem corrigidos, podem causar vista cansada, pois gera um esforço maior para realizar tarefas cotidianas como ler e usar o computador. Outras doenças também podem causar a fadiga ocular, como, por exemplo, a catarata.
Sinais de alerta
A mais nova opção para corrigir a visão de perto de quem já passou dos 40 anos é o colírio PRX que acaba se ser divulgado em um estudo pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia).
O que é a fadiga ocular? A fadiga ocular (Astenopia) é o cansaço ocular que ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computador, tablet ou celular.
A fotofobia, também conhecida como sensibilidade à luz, é uma condição visual que faz com que a pessoa reaja quando seus olhos estão expostos à claridade (natural ou artificial), sendo esta intensa ou até mesmo regular.
O estresse visual é chamado de 'Síndrome da Visão por Computador', e tende a aumentar nesses dias de pandemia. “A luz das telas desses aparelhos podem levar a um cansaço visual e ao ressecamento dos olhos quando o uso é excessivo”, ressalta o oftalmologista Márcio Florêncio.
Comichão nos olhos é comum e é frequentemente causada por reações alérgicas. Estas irritações muito desagradáveis aparecem principalmente na primavera com o pólen. Quando esta comichão é persistente, é aconselhável consultar o seu médico de clínica geral.